A notícia de que o canteiro de obras da Ferrovia Norte-Sul, instalado em Iturama, estava impulsionando o desenvolvimento da cidade, chamou a atenção dos vereadores de Fernandópolis.
Esta semana, André Pessuto e Rogério Chamel resolveram visitar as obras e ficaram surpresos com a estrutura montada pela Valec, empresa encarregada do projeto.
A extensão da ferrovia Norte-Sul terá 141,82km de trilhos entre União de Minas e Estrela D´Oeste. Em União de Minas, está instalada a fábrica de dormentes.
O canteiro de obras entre Estrela D´Oeste e Fernandópolis, por sua vez, ficou só na promessa. Já o de Iturama, que funciona a todo vapor, trouxe grandes benefícios para o comércio local, além de sinalizar a expectativa de geração de quase três mil empregos.
“É isso que poderia estar acontecendo aqui em nossa cidade, se o canteiro de obras de Estrela D´Oeste tivesse vingado”, desabafou o vereador Rogério Chamel.
O grande benefício que a obra está proporcionando à cidade de Iturama foi relatado aos vereadores pelo prefeito Claudio Burrinho e pelo presidente da Câmara, vereador Alex Sandro Gonçalves Santos. “Iturama é outra cidade depois que a obra teve início”, declarou o prefeito.
Em março de 2010, o vereador Chamel cobrou do prefeito Luiz Vilar, através de requerimento, esclarecimentos quanto às providências tomadas por parte da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável com relação à instalação e funcionamento da base operacional do canteiro de obras da Ferrovia Norte-Sul em Fernandópolis, justificando que tal obra traria progresso e desenvolvimento local, além de geração de emprego e renda, o que muito beneficiaria a população, tanto de Fernandópolis quanto de Estrela D`Oeste.