sábado, 13 de junho de 2026

Cetesb faz megaoperação contra poluição de caminhões e ônibus na BR-153

Foto: FUMAÇA

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realiza, nesta terça-feira (2), uma grande operação de fiscalização para combater a poluição causada por veículos em todo o território paulista. A ação acontece simultaneamente em 28 pontos estratégicos espalhados pelo estado. Na região de São José do Rio Preto, os agentes montaram a estrutura de inspeção no quilômetro 65 da Rodovia BR-153, na pista que segue em direção ao município de Onda Verde, bem abaixo da passarela de pedestres.

Essa mobilização integra a Operação Inverno 2026, uma iniciativa que foca na fiscalização de veículos de grande porte movidos a diesel, justamente nos meses em que a qualidade do ar costuma piorar. O objetivo principal dos agentes ambientais é flagrar caminhões e ônibus que estejam soltando fumaça preta em excesso ou que apresentem defeitos e fraudes nos sistemas de controle de poluentes. Os trabalhos de vistoria ocorrem das 9h às 13h e contam com o suporte operacional da Polícia Militar Rodoviária e da Polícia Rodoviária Federal.

A Cetesb explica que a meta da campanha é diminuir a quantidade de gases tóxicos lançados na atmosfera e alertar motoristas e empresas de transporte sobre a necessidade de manter a revisão dos veículos em dia. Durante o inverno, o clima seco e a falta de ventos dificultam a dispersão da sujeira no ar, o que acaba provocando um aumento nos atendimentos hospitalares. De acordo com a companhia ambiental, motores desregulados emitem substâncias nocivas muito acima do permitido por lei, o que agrava diretamente problemas de saúde na população, como doenças respiratórias e do coração.

Para identificar as irregularidades, os fiscais utilizam a chamada Escala de Ringelmann, um sistema visual que mede a cor e a densidade da fumaça que sai do escapamento. Além disso, em algumas regiões, os veículos são submetidos a testes com aparelhos de medição técnica e os agentes conferem se os modelos mais novos estão utilizando corretamente o Arla 32, um líquido obrigatório que serve para reduzir as emissões de gases poluentes.

Os donos dos veículos que forem pegos poluindo o meio ambiente terão que arcar com uma multa no valor de R$ 2.305,20. No entanto, a legislação oferece um incentivo para o conserto: a penalidade pode ser reduzida em até 70% se o proprietário realizar os reparos necessários no motor e comprovar para o órgão ambiental que o veículo parou de poluir. No ano passado, a Operação Inverno inspecionou mais de 114 mil veículos movidos a diesel em São Paulo, resultando na autuação de cerca de 1,3% desse total por problemas ambientais. Com a ação de hoje, a Cetesb espera retirar de circulação os veículos que mais poluem e conscientizar o setor de transporte sobre o impacto de suas atividades na saúde pública.

Notícias relacionadas