Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Polícia Ambiental procuram desde a quinta-feira da semana passada, dia 24, o que está provocando a morte de centenas de peixes no rio São Domingos, entre Tabapuã e Uchôa. Segundo a Companhia, o nível de oxigenação da água está baixo e peixes de várias espécies estão morrendo.
As equipes já percorreram vários quilômetros do rio, mas até agora não chegaram a nenhum indício de contaminação ou do que possa estar provocando a mortandade de peixes. A Companhia começou os trabalhos na ponte do pedágio de Tabapuã na divisa com Uchôa.
Por conta de o rio desaguar no Rio Turvo, peixes também estão aparecendo mortos em Guapiaçu, mas a Cetesb acredita que a contaminação esteja no São Domingos. Desde a semana passada a medição do PH e da oxigenação da água vem sendo feita no trecho.
“Estamos realizando um verdadeiro pente fino no rio, mas ainda não descobrimos nada. As chuvas ajudaram a melhorar a oxigenação e o PH, mas infelizmente ajudam a também lavar as provas da contaminação”, diz Antônio Falco Junior, gerente da Cetesb.
Durante toda esta segunda-feira (28) a polícia e a Cetesb continuarão no local a fim de tentar identificar a possível contaminação.
(Foto: Gazeta do Interior-arquivo)
Gazeta do Interior