A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) de Araraquara investiga a causa da morte de milhares de peixes encontrados no Ribeirão Três Pontes que passa pelo município de Novo Horizonte. O fato foi registrado pela Polícia Ambiental na sexta-feira.
O rio com aproximadamente 40 quilômetros de extensão nasce em Itajobi, passa por Novo Horizonte e deságua no Rio Tietê.
Segundo informações do comandante da Polícia Militar Ambiental de Novo Horizonte, sargento Edílson Croco, após denúncia e reclamações de populares e pescadores da morte de diversos peixes, a guarnição deslocou-se até o rio para averiguação.
Em vários pontos do rio foi constatada a morte de milhares de peixes, devido a um vazamento de suposto produto químico de uma Usina da região.
A CETESB de Araraquara esteve no local e colheu amostras da água para análise.
“Caso seja comprovado pelo laudo da CETESB que o produto proveniente da Usina foi a causa da morte dos peixes, serão lavradas autuações e termo circunstanciado”, explicou o comandante.
Durante as inspeções, a Polícia Ambiental percorreu cerca de quatro quilômetros de rio e comprovou que entre os vários tipos de peixe os mais afetados foram os lambaris.
“Por meios naturais é impossível ocorrer contaminação desse tipo na água, por isso que o laudo será importante para verificar o que realmente aconteceu e qual o produto que poluiu o rio. Trabalho nessa região há mais de cinco anos e ainda não tinha presenciado um fato como esse”, concluiu Croco.
CETESB
O gerente regional da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) de Araraquara, José Jorge Guimarães, afirmou que técnicos estiveram no local na sexta-feira quando foram retiradas as amostras da água e no sábado retornaram para verificar se continuava a contaminação no rio.
“O rio recebe o esgoto tratado do município de Novo Horizonte e margeia duas usinas e uma mineradora. Na realidade são quatro fontes que deverão ser verificadas.
Ainda não há nenhuma afirmação da causa da morte dos peixes, porém a investigação será minuciosa”, informou Guimarães.