A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) e o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) estão descumprindo decisão da Justiça Federal de Jales, que determinou a suspensão da geração de energia na usina de Ilha Solteira.
A decisão, do juiz Rafael Andrade de Mergalho, foi tomada depois que as associações de piscicultores da região entraram com ação contra a concessionária e o ONS.
O objetivo é tentar aumentar o nível das represas do rio Paraná na região de Santa Fé do Sul. Criadores de peixes tiveram que mudar a rotina para se manter no negócio e já enfrentam prejuízos com a atividade. As empresas entraram com pedido de liminar, que foi negada pela Justiça.
No ano passado, a profundidade na represa chegava a 8 metros – hoje não passa de 1 metro. O problema afeta os criadores de peixes da região. Os prejuízos já foram grandes, mas a situação pode piorar ainda mais.
A mortandade pode aumentar muito ainda porque a queda do nível do reservatório baixa a taxa de oxigênio e aumenta a temperatura da água.
Folha da Região