As imagens fazem muitos remeterem a uma “praga bíblica”. Mas, na verdade, trata-se da migração de cerca de 50 milhões de caranguejos ao mar para o período do acasalamento. O “enxame” de criaturas avermelhadas bloqueou estradas da selva até a costa da Ilha Christmas, perto da Austrália Ocidental.
Imagens inacreditáveis mostram as criaturas descendo em grande grupos no que é considerado uma das maiores migrações de animais do planeta. Todos os anos, cerca de 50 milhões de caranguejos saem da floresta após as chuvas de outubro ou novembro e se dirigem ao oceano para acasalar.
Os caranguejos geralmente comem folhas, frutos, flores e sementes, mas têm um lado “obscuro” que os faz comer filhotes. O lado canibal dos caranguejos aparece quando os bebês que voltam de sua primeira migração para o oceano são usados por adultos como parte de sua dieta.
Fotos e vídeos compartilhados pela Parks Australia mostram milhares e milhares de caranguejos percorrendo estradas e pontes especialmente construídas. Pontos turísticos ficam tomados pela “maré vermelha”. Alguns se perdem pelo caminho e acabam à porta de residências.
Os residentes do assentamento Drumsite, no nordeste do país, ficaram presos em suas casas no domingo (14/11) devido ao grande número de caranguejos nas estradas.