As tardes de brincadeira e horários flexíveis estão com os dias contados. Isso porque pais e filhos devem se preparar para o retorno à escola, que acontece na próxima segunda, dia 02 de fevereiro.
Em Fernandópolis, uma média de 20 mil alunos das escolas publicas, particulares e faculdades são esperados para o início de mais um ano letivo. Na rede estadual, que conta com dez instituições, sendo uma de ensino integral, são cerca de 5 mil alunos no município, que serão recepcionados pela equipe escolar e professores. Os portões das escolas municipais também se abrem na segunda para receber as crianças do ensino infantil e fundamental, ao todo aproximadamente 6 mil alunos serão
recebidos com festa.
Na ETEC (Escola Técnica de Fernandópolis), os alunos terão três dias de descanso a mais, e os 1.050 estudantes voltam para as salas de aulas na quarta-feira, dia 04, divididos entre o ensino médio e os doze cursos profissionalizantes. Nas instituições de ensino particulares do município, bem como na escola Sesi, as aulas já retornaram no decorrer desta semana.
ENSINO SUPERIOR
Todo início de ano o movimento aumenta em Fernandópolis, é que muitos estudantes universitários que estavam em período de férias voltam à cidade para o início das aulas nas duas escolas
de nível superior, que também dão boas vindas aos novos alunos, vindos de diferentes regiões do país.
A Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo) inova em 2015 com o período de volta às aulas, serão duas diferentes datas. Os veteranos retornam na próxima segunda, dia 02, já os calouros se preparam para entrar na universidade somente no dia 09 de fevereiro.
Ao todo serão em média 3.500 alunos divididos entre os cursos oferecidos pela Unicastelo, sendo eles: Administração, Agronomia, Direito, Engenharia Civil, Veterinária, Medicina, Odontologia, Engenharia Química e Química. Além dos já tradicionais cursos, neste ano a Unicastelo terá novidades em diversas áreas, abrindo turmas para Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Agrárias, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Elétrica, Enfermagem, Sistema de Informação, Gerontologia, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Farmácia.
Na Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) serão recepcionados na próxima segunda-feira aproximadamente 4 mil alunos nos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos. O ano letivo será aberto com o “Trote Solidário”, uma campanha de alerta contra o trote físico e ações para integração entre veteranos e calouros.
A FEF realiza há anos esse trabalho de conscientização contra o trote e tem obtido excelentes resultados, estimulando valores de civilidade e respeito à dignidade humana. O “Trote Solidário” consiste em uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, ações humanitárias que beneficiarão entidades da cidade.
No âmbito do município existe a Lei Municipal de n. 3.469/2009, que prevê o encaminhamento de casos de trote violento à Polícia para apuração criminal do fato.
Josanie Branco-Jornal O Extra