sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

CER apresenta projeto ambiental de Fernandópolis para municípios

O Centro de Ecoeficiência em Resíduos (CER) reuniu no último sábado, 16, prefeitos e técnicos do meio ambiente da região, para apresentar o projeto socioambiental implantado em Fernandópolis, que solucionou…

O Centro de Ecoeficiência em Resíduos (CER) reuniu no último sábado, 16, prefeitos e técnicos do meio ambiente da região, para apresentar o projeto socioambiental implantado em Fernandópolis, que solucionou diversos problemas do meio ambiente.

A reunião aconteceu na sede do CER, localizada às margens da Rodovia Euclides da Cunha, onde os convidados puderam conhecer a planta e maquinários da empresa. Em seguida foi realizada uma palestra no gabinete do prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar, onde foi apresentado o trabalho da empresa, que possui metodologia alemã.

O prefeito Luiz Vilar destacou a importância dos municípios se adequarem às leis do meio ambiente de reciclagem de resíduos, com soluções eficazes e que não onerem o município.

“Não dá mais para aceitar que se joguem lixos em qualquer canto da cidade. Os municípios precisam se adequar às leis do meio ambiente para não ter problemas futuros. A solução que encontramos para Fernandópolis foi através do CER. O trabalho tem alcançado bons resultados, já implantamos o primeiro Ecoponto para descarte dos resíduos sólidos, que são tratados pelo CER e depois reaproveitados”, explicou o prefeito.

A empresária do Grupo Ecoservice, uma das empresas responsáveis pelo CER, Juliana Junqueira, deu detalhes do projeto socioambiental, que vai desde o tratamento e reinserção dos resíduos sólidos na cadeia produtiva, até a criação de um centro de oficinas e palestras educativas para estudantes e universitários.

Os prefeitos e secretários do meio ambiente chegaram à conclusão de que a melhor solução seria montar um consórcio do Meio Ambiente, semelhante ao que já existe na Saúde e abrange 13 municípios da região.

Solução

“A ideia do prefeito Luiz Vilar é excelente. Vai solucionar os problemas do meio ambiente de cada município sem onerar os cofres públicos de cada município. Com o consórcio ficaria até mais fácil a obtenção de recursos ou de maquinários para baratear o valor do repasse dos municípios”, elogiou o prefeito de Ouroeste, Nelson Pinhel.

Nas próximas semanas o secretário do Meio Ambiente de Fernandópolis, Ângelo Veiga, se reunirá com os secretários ambientais dos 13 municípios da região para apresentar e discutir o projeto, especialmente com os representantes dos municípios que não puderam comparecer ao primeiro encontro. No próximo dia 04 de maio os prefeitos se reunirão em Fernandópolis para concluírem o assunto.

Participaram do evento a diretora da Ecopav, Neide Nogueira, a engenheira civil da Ecoservice, Christiane Pereira, prefeitos e secretários do meio ambiente dos municípios de Ouroeste, Mira Estrela, Estrela D´Oeste, Macedônia, Mesópolis e os secretários municipais Carla Filomena (Gabinete) e Luís Antônio Arakaki (Desenvolvimento Sustentável).

Notícias relacionadas