quarta, 19 de março de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Centros de atendimento social de SP realizaram mais de 365 mil acompanhamentos em 2024

Centros de atendimento social de SP realizaram mais de 365 mil acompanhamentos em 2024 As equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência…

Centros de atendimento social de SP realizaram mais de 365 mil acompanhamentos em 2024

As equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizaram, conjuntamente, mais de 365 mil acompanhamentos em 2024.

Além de oferecer acesso a benefícios e programas socioassistenciais e de desenvolvimento social executados pelos municípios e cofinanciados pelos governos estadual e federal, os Cras têm a Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) como principal serviço.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP fortalece estrutura dos Centros de Referência de Assistência Social no estado

Sua finalidade é proporcionar ações que garantam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Isso significa que, além do acesso à renda, o trabalho envolve a prevenção, proteção e acesso às seguranças de acolhida, convívio e sobrevivência a riscos circunstanciais. Se necessário, realiza-se o encaminhamento dos integrantes da família a outros atendimentos, uma vez que o PAIF é a referência para todos os serviços da proteção social básica.

Ao todo, 253.997 famílias foram acompanhadas pelo Paif somente no ano passado nas 1.210 unidades do Cras em todo o estado.

Já os Creas são unidades públicas que organizam serviços para indivíduos e famílias que vivenciaram situações de violência, violação de direitos ou de risco à vida. Entre o público atendido estão pessoas que passaram por agressão física, psicológica, sexual, abandono familiar, trabalho infantil, negligência e situação de rua.

LEIA TAMBÉM: SP define diretrizes para atuação do Sistema Único de Assistência Social em caso de calamidade e emergência

Em 2024, as equipes multidisciplinares dos Creas paulistas realizaram 112.235 acompanhamentos no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi). O serviço oferece apoio, orientação, acompanhamento e encaminhamentos para a superação dos quadros de violação e situação de risco social por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais. O intuito é auxiliar a superar as violências sofridas ou reduzir os danos causados por elas.

Embora o próprio usuário possa procurar uma dessas unidades, a maioria das pessoas são encaminhadas para o atendimento por órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública, Judiciário e Conselho Tutelar. Atualmente são 327 Creas distribuídos por todo o estado de São Paulo.

O post Centros de atendimento social de SP realizaram mais de 365 mil acompanhamentos em 2024 apareceu primeiro em Agência SP.

Notícias relacionadas