Os novos animais de estimação das famílias fernandopolenses podem ser encontrados gratuitamente no Centro de Controle de Zoonoses do município, que trabalha com a doação responsável de cães e gatos. Atualmente há 70 animais disponíveis. A adoção ajuda a reduzir o número de animais abandonados.
A população ainda tem a cultura de pegar os filhotes de seus animais de estimação e colocá-los em uma praça, achando que alguém vai pegá-los. O problema é que raramente isso acontece; a maioria acaba ficando na rua e nem mesmo sobrevive. Os que são levados até o Centro de Zoonoses recebem atendimento médico veterinário e são preparados para receber um novo lar.
Antes de chegar ao Centro de Zoonoses, os animais já passaram por um histórico muito triste de abandono e até mesmo agressão. Por isso, a pessoa que adota precisa ser responsável, mantendo em dia as vacinas, a alimentação e o bem-estar do cão ou gato.
A pessoa interessada em levar o animal gratuitamente para casa precisa fazer um cadastro e assinar o termo de posse responsável, dispondo-se a cuidar dele e a oferecer tratamento de saúde quando necessário. Os animais adultos são entregues castrados, já os filhotes ficam com a castração agendada para quando tiver a idade suficiente para que seja realizado o procedimento, o que ocorre a partir do quinto mês de vida.
O Centro de Zoonoses de Fernandópolis localiza-se na avenida Litério Grecco, 300, Vila São Fernando, aos fundos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Agrícola Melvin Jones. O horário de funcionamento é das 7h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone é o 3462-3341.