domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Centro de zoonoses dá início a atividades

O Centro de Controle de Zoonoses “Dr. Ovídio Azol Fernandes” recentemente inaugurado já está funcionando. O local tem como função o controle das zoonoses, doenças transmitidas do animal para o…

O Centro de Controle de Zoonoses “Dr. Ovídio Azol Fernandes” recentemente inaugurado já está funcionando. O local tem como função o controle das zoonoses, doenças transmitidas do animal para o homem, através da captura de animais de rua que representem riscos à população, e castração, para controle do número de cães e gatos. Os animais encontrados poderão ser adotados.

A captura dos animais será feita mediante denúncia da população sobre cães e gatos soltos nas ruas que causem riscos a saúde das pessoas. Quem tem em casa um animal de estimação deve ficar atento em não deixa-lo nas ruas, já que os animais recolhidos poderão ser retirados em cinco dias, caso contrário, os mesmos irão para adoção ou eutanásia. O veterinário responsável, Neidison Carneiro Colombano explica que o local não tem como finalidade ser abrigo para animais, “Infelizmente, os animais que não forem adotados dentro do prazo deverão ser eutanasiados, por isso pedimos a colaboração da população nos cuidados com seus animais”. Os cães atropelados e com doenças em estado adiantado sem possibilidades de curas, também poderão ser eutanasiados.

O projeto de castração é uma parceria com a Unicastelo. A castração dos animais não tem custo, mas é feita mediante agendamento através do telefone 3462 3341. Outro objetivo do Centro será trabalhar com palestras e orientações nas escolas sobre abandonos e maus tratos aos animais. Um posto permanente de vacinação contra a raiva também funcionará no local. Com a vinda do Centro de Controle de Zoonoses, doenças como a raiva e a leishmaniose, terão um controle maior, e isso representará melhor qualidade de vida a população.

Notícias relacionadas