sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Centro de Economia Solidária será inaugurado sábado

O prefeito Humberto Parini está convidando a população para a inauguração do Centro Público de Economia Solidária, construído ao lado do Pronto Socorro Regional. A inauguração está marcada para o…

O prefeito Humberto Parini está convidando a população para a inauguração do Centro Público de Economia Solidária, construído ao lado do Pronto Socorro Regional. A inauguração está marcada para o próximo sábado (dia 2), às 10h30, com a presença do deputado federal Devanir Ribeiro, autor da emenda parlamentar que resultou na liberação dos recursos para a obra.

Parini explicou que no local serão executados serviços de capacitação de novos profissionais, com espaço para que cooperativas, associações e empreendedores da área de confecções possam desenvolver suas atividades.

O prefeito lembrou que nos últimos dois anos, desde o início da sua administração, muitas pessoas foram capacitadas pelo Fundo Social de Solidariedade e pelas Secretarias de Promoção Social e de Planejamento, do município, que continuam realizando esses cursos de preparação para o mercado de trabalho.

O coordenador do Programa de Economia Solidária de Jales, Eduardo Britto, informou que o mesmo terá oito espaços, dentro dos 1.000 metros quadrados de construção. Desses espaços, seis serão utilizados por pessoas que estão capacitadas para se inserir no mercado de trabalho, através de cooperativas e associações, para futura autogestão. Também poderão ser incorporadas ao grupo as atividades empreendedoras informais que estão alocadas em espaços onde não conseguem desenvolver suas atividades de forma adequada.

Os outros dois espaços restantes servirão como escola de capacitação de mão-de-obra e cursos administrativos para serem ministrados aos trabalhadores e possíveis futuros empreendedores. Estas salas poderão abrigar entre 15 e 25 pessoas por curso, em cada período.

O Ministério do Trabalho e Emprego enviou R$ 300 mil, através de emenda do deputado Devanir Ribeiro. Como contra-partida, a Prefeitura está mantendo e mobiliando o prédio, disponibilizando maquinários para o desenvolvimento dos cursos de capacitação, além de subsidiar esses cursos.

Notícias relacionadas