sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Central completa um ano atendendo mais de 35 mil pessoas

Como uma opção para agilizar os serviços prestados à comunidade, a Central de Atendimento da Prefeitura de Votuporanga chega a um ano de criação registrando altos números e bons resultados….

Como uma opção para agilizar os serviços prestados à comunidade, a Central de Atendimento da Prefeitura de Votuporanga chega a um ano de criação registrando altos números e bons resultados. Desde outubro de 2005 até o mesmo período deste ano, o setor realizou cerca de 35 mil atendimentos, uma média de três mil serviços ao mês.

O levantamento feito pela diretora de divisão, Danieli Biliazzi Santos Trombela, indica que o mês de maior movimento foi o de março por causa da entrega dos carnês de IPTU e dúvidas dos contribuintes. Cerca de 4,5 mil atendimentos foram prestados.

O serviço mais procurado na Central é para informações gerais. “A Central se tornou um ponto de referência para a população que procura os serviços públicos. Eles nos procuram para saber o que fazer e com quem falar. É muito bom porque nós os orientamos e os ajudamos a economizar tempo e ter mais sucesso em seus objetivos”, explica.

O projeto foi adotado no Paço Municipal como forma de centralizar o atendimento à população. Os pedidos são protolocados e encaminhados às secretarias competentes por funcionários capacitados. O local recebeu investimentos em modernização. Foram implantados o sistema de senha digital que possibilita organizar o atendimento e guichês com 10 computadores em rede.

Na Central, cada setor da Prefeitura é representado por um funcionário. Diariamente a equipe formada por dez atendentes e uma coordenadora atendem cerca de 160 contribuintes, das 9 às 15 horas.

Segundo o Secretário de Finanças e Controladoria, Pedro Pascom, a escolha dos atendentes foi feita de acordo com o grau de envolvimento e de tempo de serviço dos servidores. “O atendente precisa compreender tudo o que acontece no setor e, principalmente, tomar decisões, na maioria dos casos. Conseguimos agilizar o atendimento e evitar que as pessoas fiquem deslocadas passando de um setor para outro,” ressalta.

O local centralizou o atendimento em Fiscalização Fazendária (ISS), Receita Tributária (Lançadoria), IPTU, Dívida Ativa, Fiscalização, Licitação e Compras, Cadastro Físico, Desenvolvimento Econômico, Planejamento (históricos e projetos) e Infra-Estrutura.

Tempo de espera
Um outro ponto positivo da Central é o pouco tempo de espera da população para ser atendido por um dos funcionários. De acordo com o balanço do setor feito com dados emitidos pelo sistema de senha digital, a média de espera fica entre 1min e 10min. O horário de maior movimento é por volta das 9 horas e das 14 horas. O de menor movimento é próximo ao meio dia.

Geoprocessamento
A Secretaria de Finanças pretende investir, cada vez mais, em tecnologia para a melhoria do serviço público. Está em andamento a implantação do SIG (Sistema de Informações Geográficas). Um banco de dados completo com informações sobre o município. O projeto também chamado de Geoprocessamento deve ser implantado, num primeiro momento, apenas na Prefeitura e, posteriormente, poderá estar disponível via on line. “Vai facilitar muito para a Central de Atendimento porque conterá informações precisas da localização e situação de um imóvel, por exemplo”, explica a diretora da Central, Danieli Trombela.

Outro projeto da Secretaria é disponibilizar via internet serviços como pedido de requerimentos, entre outras ações feitas hoje na Central.

Notícias relacionadas