terça-feira, 24 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Censo 2010: Moradores não recenseados podem solicitar visita

Para garantir que a totalidade de habitantes residentes no município seja recenseada pelo IBGE no Censo 2010 a Prefeitura de Votuporanga está disponibilizando um número de telefone gratuito para a…

Para garantir que a totalidade de habitantes residentes no município seja recenseada pelo IBGE no Censo 2010 a Prefeitura de Votuporanga está disponibilizando um número de telefone gratuito para a população que ainda não recebeu os recenseadores em suas casas.

O telefone é o mesmo da Ouvidoria Municipal, 0800-770-3590, e servirá para agendar as visitas nas residências que ainda não foram recenseadas.

Segundo o diretor da Secretaria da Cidade, Alexandre Giora, “os munícipes que não foram encontrados em suas residências pelos recenseadores do Censo 2010, devem ligar na Ouvidoria Municipal solicitando a visita para o levantamento dos dados”, explica.

Uma campanha divulgando o serviço gratuito terá início nesta semana e abrangerá diversos meios de comunicação como rádios e jornais. A participação da população é de grande importância tendo em vista que os dados atualizados podem significar mais recursos para Votuporanga.

“É importante saber exatamente quantos somos, pois diversos investimentos em cada bairro dependem disso”, ressalta o prefeito Junior Marão.

Um exemplo é o repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), calculada com base no número de habitantes recenseados pelo IBGE.

Caso se confirme o aumento populacional a partir do ano que vem, a receita aumentará em cerca de R$ 2 milhões, isso porque o município sairá do coeficiente 2.6 e passará para 2.8, já que se enquadrará na faixa de municípios que possuem de 81 a 91 mil. Atualmente está na faixa de 71 a 81 mil habitantes. “São recursos importantes que serão revertidos em benefícios para a população”, afirma Marão.

Dados

Em Votuporanga, o Censo está chegando ao final. A cidade é uma das poucas da região que os dados coletados até o momento já ultrapassam as estimativas de crescimento que o IBGE havia projetado de acordo com o último censo realizado em 2007.

Segundo dados atualizados nesta semana, os recenseadores já percorreram 28.880 residências e contabilizam, até o momento, 83.889 habitantes. A projeção do órgão era de que em 2009 o município possuísse 24.630 residências e 81.279 habitantes. Tal situação tem ocorrido em poucos municípios da região e significa que o crescimento da cidade foi acima do esperado, o que pode ser resultado dos investimentos públicos nas áreas de geração de empregos, educação, saúde, entre outros setores que oferecem suporte a este crescimento.

Notícias relacionadas