sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Cemei será reinaugurado terça-feira

A Prefeitura de Votuporanga inaugura na próxima terça-feira, dia 22, às 17h30, as obras de reforma e ampliação do Cemei “Profª Elza Maria de Souza Fava Figueira”, no Residencial Bortolotti,…

A Prefeitura de Votuporanga inaugura na próxima terça-feira, dia 22, às 17h30, as obras de reforma e ampliação do Cemei “Profª Elza Maria de Souza Fava Figueira”, no Residencial Bortolotti, avaliadas em mais de R$ 700 mil, com recursos advindos do Fundeb. Segundo o prefeito Junior Marão, “é sempre uma alegria renovada entregar uma escola, que foi totalmente reformulada, dentro do novo conceito que buscamos implantar na Educação Municipal”.

De acordo com o secretário de Obras e Habitação, Antonio Paro, “a área construída, que era de 650 m², com a construção de um novo bloco, com mais cinco salas ambiente, uma sala de dança, uma sala de judô, uma sala multimídia, mais dois amplos dormitórios, solário, playground moderno e vestiários, passou para 1300 m², ou seja, a prefeitura construiu o equivalente a uma nova escola”, destaca.

Além do novo bloco, todas as dependências antigas foram reformadas, renovando-se também os mobiliários e as instalações sanitárias.

O prefeito Junior Marão informa que “hoje, a capacidade da escola está ampliada para atender, com qualidade e máximo conforto, 300 crianças, oferecendo a elas uma educação motivadora, num ambiente lúdico e acolhedor, complementado por um novo material didático-pedagógico”, completa. “Além disso, só em nossa administração foram contratados mais 60 educadores infantis, atingindo um total de 107 profissionais envolvidos na missão de cuidar de nossas crianças”, destaca o prefeito.

Patrona

A professora Elza Maria de Souza Fava Figueira nasceu em 13 de fevereiro de 1949, em São José do Rio Preto, tendo falecido em 03 de junho de 2000, na cidade que escolheu para morar e viver sua história. Filha de Elza Ferreira de Souza Fava e Ultimatum Fava, era casada com David Vilalva Figueira, com quem teve os filhos Leandro Fava Figueira e Marcelo Fava Figueira. A avó do Igor, do Zyon e do Pedro Henrique, teve uma vida toda dedicada à educação.

Formou-se professora em 1967, no Curso Colegial de Formação de Professores Primários do C.E.E.N. “Dr. José Manoel Lobo”, onde também fez o curso de Aperfeiçoamento para o Magistério. Em 1970, colou grau em Pedagogia pela FACLE de Votuporanga, em 1978, licenciou-se em Estudos Sociais, pela Faculdade Dom Bosco, de Monte Aprazível.

Além de educadora, foi articulista em jornais da cidade e orientadora do Clube Filatélico, com 197 membros, na Escola “Professora Irmã Pansani Marin”. No magistério, começou em 68, na “2ª Escola Mista e Emergência da Villa Marin”, como professora Primária Regente Interina. Em 69, foi professora Substituta Efetiva no “Professora Irmã Pansani Marin”, passando depois pelas salas de aulas dos seguintes estabelecimentos: “1ª Escola Mista do Japecanga”, “Escola Mista da Fazenda Piedade”, “Escola Estadual de 1º Grau de Simonsen”, E.E.P.G (Isolada) Fazenda Alto Alegre – vinculada à EEPSG Ouroeste e Guarani D’Oeste, EEPG “Prof. Orozimbo Furtado Filho”, EEPG “Deputado Narciso Pieroni”, onde foi Coordenadora de Ciclo Básico e depois como Assistente de Diretor de Escola. Em 92, tomou posse como Diretora Efetiva da EEPG “Prof. Flávio Olívio de Camargo”, em Álvares Florence. Em 93, veio para a EEPG “Professora Maria Nívea Costa Pinto”, escola em que se aposentou como Diretora se Escola.

Em 9 de maio de 2002, durante a gestão do prefeito Carlos Eduardo Pignatari, por iniciativa da vereador Profª Sandra Maria Berardo Toscano, foi sancionada a lei n° 3510, denominando de “Profª Elza Maria de Souza Fava Figueira”, o Centro de Educação Municipal de Ensino Infantil.

Notícias relacionadas