Mais um Centro de Educação Municipal de Ensino Infantil será reinaugurado nesta sexta-feira (26/8), às 17 horas, pela Prefeitura de Votuporanga. O Cemei “Maria Aparecida Barbosa Terruel”, localizado no bairro Santa Amélia, recebeu investimento de cerca de R$ 500 mil aplicados na reforma e ampliação da unidade.
A escola municipal ganhou mais 100m² de área, totalizando 678,50m². Entre as melhorias estão ampliação da sala dos professores e secretaria, construção de sala de convivência, de duas novas salas de aula, novo playground com duchas e dois novos vestiários. Além disso, as quatro salas de atividades já existentes foram reformuladas, assim como os vestiários e a cozinha. A escola ainda teve troca de todo o piso, novo forro e acabamento no novo formato implantado pela atual administração.
O prefeito Junior Marão afirmou durante a última inauguração, no CEM “Professor Benedito Israel Duarte”, que até o fim deste ano outras quatro escolas serão entregues, contando com a inauguração do Cemei “Maria Aparecida Barbosa Terruel”. E em 2012 outras quatro ainda serão concluídas de forma a atender este novo padrão. “Estamos investindo mais de R$ 15 milhões nas unidades escolares para implantação deste novo modelo estrutural e pedagógico porque, efetivamente, educação é uma de nossas principais prioridades”.
Maria Aparecida Barbosa Terruel
Nascida em 19 de abril de 1953, em Meridiano, filha de Lauro Barbosa e Santina, casou-se com Elpidio Sanches Terruel, com quem teve dos filhos, Allam e Állex. Em seus mais de 30 anos em Votuporanga, foi Professora contratada pela Prefeitura Municipal de Votuporanga – de 1978 a 1981 exercendo a função junto a Pré-Escola instalada na Sociedade Espírita Beneficente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. Aprovada em concurso público estadual, ingressou na carreira de professora do Estado no ano de 1982 sendo inicialmente designada para exercer a função na Escola Estadual da Quarta Divisão do município de Ribeirão Pires – Região Metropolitana de São Paulo.
Em 1982, foi removida por transferência e a seu pedido para a Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Enny Tereza Longo Fracaro, localizada no Bairro Pozzobon de Votuporanga, sendo que sua primeira atribuição foi lecionar em classe isolada para alunos residentes no Bairro Santa Amélia. Nessa unidade escolar trabalhou por onze anos ininterruptos.
Em 1993, foi removida para a Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus do Instituto de Educação Dr. José Manoel Lobo, mas não teve oportunidade de assumir suas funções por já se encontrar afastada por licença médica para tratamento de saúde. Também lecionou na Escola Votuporanguense de Ensino/Curso Objetivo.
Profissional capacitada, dedicada e competente, dedicou o melhor de seus esforços em benefício das crianças com especial zelo pelos filhos de pais com baixa renda familiar, bem como trabalhando com crianças carentes, seja orientando-as na formação escolar ou na promoção moral. Mãe zelosa de seus dois filhos, filha reconhecida aos pais, esposa dedicada e de conduta exemplar, possuía sensibilidade e zelo no trato com os seres humanos em geral, qualidade que lhe conferiu extenso círculo de amizades. Foi ainda presidente da Associação das Acácias da ARLS “José Ferreira Vieira”.
Acometida de grave e fulminante moléstia, sofrendo inúmeras cirurgias e internações hospitalares, manteve o seu jeito sereno e o seu sorriso acolhedor mesmo nos momentos mais difíceis, afirmando sempre que acreditava no ser humano, na renovação do mundo através da educação das crianças e em DEUS, pai e mestre maior do planeta terra. Faleceu no dia 21 de março de 1994, no hospital São Paulo de Votuporanga. Em outubro de 1996, por iniciativa do vereador Osvair Feltrin, seu nome foi aprovado para denominar o Centro Infantil do Parque Residencial Santa Amélia, lei sancionada pelo prefeito Pedro Stefanelli Filho.