

A Comissão de Arbitragem da CBF decidiu afastar os árbitros que atuaram nas partidas Internacional x Cruzeiro e Sport x Palmeiras, pela segunda rodada do Brasileirão 2024, após lances polêmicos envolvendo expulsões e marcações de pênaltis.


A medida atinge tanto os árbitros de campo quanto os responsáveis pelo VAR e tem como objetivo corrigir equívocos identificados pelo Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI). Os profissionais afastados pela CBF incluem os árbitros Marcelo de Lima Henrique, do Ceará, e Bruno Arleu de Araújo, do Rio de Janeiro, além de suas respectivas equipes de arbitragem.
Entre eles estão os assistentes Nailton Júnior de Sousa, Renan Aguiar da Costa, Rodrigo Figueiredo Henrique e Thiago Henrique Neto; os quartos árbitros Luciano da Silva Miranda e Afro Rocha de Carvalho; os árbitros de vídeo Daiane Muniz e Rodrigo Nunes de Sá; e os assistentes de vídeo Amanda Matias e Diogo Carvalho Silva.
Em comunicado oficial, Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, afirmou que o afastamento serve para reciclagem dos profissionais: “Infelizmente, existem momentos de instruir, coibir e também de afastar. O objetivo não é punição, mas orientação para que erros assim não se repitam.”
