domingo, 10 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Cauan conta que teve medo de morrer enquanto esteve na UTI

Cauan Máximo, da dupla com Cleber, falou após a primeira noite fora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em que se tratava da Covid-19, em Goiânia. Ele disse que está…

Cauan Máximo, da dupla com Cleber, falou após a primeira noite fora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em que se tratava da Covid-19, em Goiânia. Ele disse que está bem, mas que passou momentos de muita aflição e teve medo de morrer. Emocionado, o cantor de 38 anos também falou de toda a mudança que a experiência o proporcionou.

“Maior que a cura física, foi a cura dentro de mim”, disse.

O depoimento foi dado em entrevista ao vivo no Encontro com Fátima Bernardes nesta terça-feira (25). Após nove dias na UTI, Cauan já respira sem ajuda da máscara que estava usando (veja abaixo), mas continua com ajuda de aparelho de oxigênio, no quarto do hospital em que segue em tratamento.

“Na UTI a gente usava a máscara e um cateter de alto fluxo. Na enfermaria, é esse oxigênio mais brando, bem leve. [Agora] eu consigo tomar banho, comer. O oxímetro acusa, mesmo fora do oxigênio, parâmetros quase normais”, relatou.

O músico contou que, no início da infecção, estava evitando ir ao hospital. “Sabia que ia ficar internado. Eu não queria ir, minha saturação estava abaixo de 93, respirava fundo, tentava puxar o ar para não ir, mas não teve jeito, tive que internar”, disse.

Com a evolução do quadro, o cantor contou que recorreu ao irmão, Fernando Máximo, que é médico e o acompanha no hospital.

“Eu cheguei para o meu irmão e falei: Me ajuda, o que eu faço?. Ali eu tinha certeza que não tinha mais saída. Me deu uma coisa muito ruim, falta de ar, não sei explicar”, completou.

Depois dos piores momentos de medo e ansiedade, Cauan disse que começou a sentir seu corpo reagindo à doença. Aos poucos, ele estava se recuperando.

“Eu tinha déficit de atenção e ficar esse tempo na UTI, sem sair da cama, sem tomar banho, seria impossível. Mas essa força de Deus me fortaleceu e, depois desse dia, eu senti essa força dentro de mim. Eu comecei a ser outra pessoa. Eu era outra pessoa e comecei a melhorar, mesmo sem os exames mostrarem isso”, explicou.

Cauan falou sobre tudo o que mudou por causa dessa experiência. Segundo ele, o momento foi de reflexão e cura: “Toda hora eu agradeço a Deus. Acho que eu precisava passar por isso”, afirmou.

Ao lado de Cauan, o irmão Fernando atestou que o sertanejo foi mudando a postura com o passar dos dias. De acordo com o médico, o artista estava cada vez mais disciplinado, apesar da ansiedade.

O próprio cantor brinca: “Deus não falou comigo, Deus gritou.

Falando das mudanças que ele está vivendo, Cauan lembrou de um vídeo que fizera “desafiando” o coronavírus e como está diferente.

“Tem um vídeo que eu brinco com a doença, não me cuidava muito. Meu irmão me advertia, mas às vezes a gente ouve, às vezes não”.

Gratidão
Durante a entrevista, Cauan chorou ao contar de todo o cuidado que recebeu durante a internação. Segundo ele, as enfermeiras que estiveram com ele foram verdadeiras “mães”.

O cantor também recebeu milhares de mensagens de apoio e torcida para que ele se recuperasse logo. Emocionado, ele contou que havia pessoas orando por ele até de madrugada e outras, que ele nem conhece, dando muita força.

“Agradecer as pessoas que oraram por mim. Pessoa que eu nem conheço. Não mereço uma coisa dessas. O tanto de ruim que todo mundo já fez, ninguém é perfeito. Tem técnica em enfermagem que cuidava de mim como se eu fosse o filho”, disse, com a voz embargada.

Pelas redes sociais, vários famosos comemoraram quando Cauan saiu da UTI.

Evolução do quadro
Cauan foi transferido para um quarto do hospital na segunda-feira (24), após nove dias na UTI. Ele chegou a ter 70% dos pulmões comprometidos. Na gravação que divulgou nas redes sociais, o cantor mostra uma saturação considerada boa.

Irmão dele, Fernando contou que a recuperação do cantor tem sido rápida. “Hoje está sendo feita uma bateria de exames, já foi coletado sangue, vamos avaliar com os médicos se ele vai seguir internado, mas a expectativa é que ele tenha alta. Possivelmente amanhã teremos boas notícias”, disse.

Os pais do músico também estão internados na unidade, com coronavírus. Cauan só soube da notícia na segunda-feira, ao deixar a UTI, e ficou preocupado com eles.

“Meus pais ainda estão internados, meu pai na UTI. Eu peço a vocês encarecidamente as orações, para unirmos nossa fé em prol da saúde do meu pai”, disse no vídeo.

O boletim mais recente divulgado pela família é o de segunda-feira e indica que o pai dele, João Luiz Máximo, está internado em uma UTI. O estado dele era grave até então, com “discreta piora clínica”.

Mãe do cantor, Shirley Máximo também está infectada pelo coronavírus e testou positivo no dia 22 de agosto, com 10% de comprometimento nos pulmões. Até segunda-feira, ela seguia internada em um quarto, com quadro “estável e respirando com necessidade esporádica de oxigênio”.

Notícias relacionadas