quinta, 12 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Catanduva supera média estadual e nacional em avaliação do MEC

Testado e aprovado. O projeto do governo de Catanduva voltado para a qualidade do ensino público acaba de passar pelo teste do Ministério da Educação (MEC). A cidade superou a…

Testado e aprovado. O projeto do governo de Catanduva voltado para a qualidade do ensino público acaba de passar pelo teste do Ministério da Educação (MEC). A cidade superou a média estadual e nacional no desempenho dos alunos de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental na Prova Brasil 2005, que avaliou os alunos de todo o País.

A prova foi realizada pela primeira vez pelo MEC e avaliou os conhecimentos de Língua Portuguesa (com foco em leitura) e Matemática (solução de problemas) dos estudantes brasileiros.

Enquanto as médias nacional e estadual da 4ª série da rede pública em Língua Portuguesa foram 172,91 e 178,19, respectivamente, a média catanduvense alcançou 183,89. Em Matemática, os alunos de Catanduva tiveram nota 189,13, contra 183,60 nas escolas estaduais e 179,98 na média geral dos alunos de 4ª série do Brasil.

Os alunos de 8ª série também se sobressaíram na média do Brasil e do Estado. Enquanto os alunos de todo o Estado fizeram 226,88 pontos em Língua Portuguesa, os alunos de Catanduva fizeram 231,39. E, a média geral do país ficou em 222,63. Em Matemática, a média de pontos dos catanduvenses ficou em 245,82.

A média do Estado foi de 340,05 e do país 237,46.
Em Catanduva, cerca de 1,2 mil alunos da rede pública participaram da prova no final do ano passado. Os resultados individuais das escolas municipais foram divulgados no início desta semana. Quanto às escolas estaduais, a Secretaria do Estado da Educação autorizou apenas a divulgação geral dos resultados.

De acordo com o MEC, os alunos interpretaram dados num gráfico e ainda estabeleceram relações entre medidas de tempo (horas, dias, semanas). Porém, eles não conseguiram resolver problemas que envolvem conversão de quilo para grama ou relacionando diferentes unidades de tempo.

A avaliação foi realizada em novembro de 2005, em todos os estados e no Distrito Federal. Os alunos responderam, também, a um questionário que coletou informações sobre seu contexto social, econômico e cultural.

Alpino e Solo têm pior desempenho
Entre as escolas municipais participantes que tiveram pior desempenho estão a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nelson de Macedo Musa, localizada do Jardim Alpino, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Graciema Ramos da Silva, no Solo Sagrado.

Os alunos da 4ª série primeira escola fizeram 157,76 em Português e 168,92 em Matemática, enquanto os alunos da 8ª série fizeram 214,68 em Português e 217,35 em Matemática.

A segunda escola fez 165,96 pontos em Português, pelos alunos da 4° série e 221,69 pelos alunos da 8ª série.

Melhor
Em contrapartida, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Arnaldo Zancaner, no Residencial Pedro Nechar, obteve 194,01 em Matemática na 4ª série. E a escola Waldemar Martins Aydar, no Residencial Anuar Pachá, fez 202,76 pontos em Matemática, também na 4ª série.

Prova Brasil quer avaliar Ensino Básico
A Prova Brasil é uma avaliação que compõe o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb). As provas foram aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Prova Brasil foi realizada em 5.398 municípios de todas as unidades da Federação, avaliando mais de três milhões alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, distribuídos em mais de 122 mil turmas de 40.920 escolas públicas urbanas com mais de 30 alunos matriculados na série avaliada. A avaliação foi idealizada com o objetivo de auxiliar os gestores nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino.

Notícias relacionadas