Nessa quinta-feira, dia 30 de abril, a cidade de Catanduva sediará o 1º Fórum Regional “O Esporte e o Lazer na Inclusão da Pessoa com Deficiência”, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ao todo, serão realizados nove Fóruns no estado de São Paulo até o mês de junho. O objetivo é mostrar programas bem sucedidos que incluam as pessoas com deficiência nos esportes e nas atividades de lazer oferecidas pelas políticas públicas municipais. O Fórum conta com o apoio das Secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Turismo e da Educação, além da Prefeitura Municipal de Catanduva.
Ao longo da tarde do dia 30, representantes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência irão apresentar propostas, projetos e desafios para a inclusão das pessoas com deficiência no esporte, além do Plano de Ação Paradesportivo do Estado de São Paulo. Também serão apresentados projetos bem sucedidos da Prefeitura de Catanduva, do Comitê Paraolímpico Brasileiro e da APABB São Paulo, organização não-governamental que atende pessoas com deficiência e é ligada ao Banco do Brasil.
O evento é direcionado a órgãos municipais de Esportes e Lazer, órgãos municipais de atenção a pessoa com deficiência, entidades de atendimento e de luta da pessoa com deficiência, instituições formadoras de profissionais de Educação, Esporte e Lazer e representantes do Poder Legislativo e Judiciário dos municípios envolvidos. Neste primeiro fórum, está prevista a participação de representantes de 47 entidades de 112 municípios da região de Catanduva, onde estão concentrados cerca de 1,8 milhão de paulistas.
“Vamos mostrar projetos que já estão sendo realizados e que deram certo nesses municípios”, conta Vanilton Senatore, coordenador de projetos de Educação Esportiva da Secretaria de Estados dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento também possibilitará o encaminhamento de parcerias que possam contribuir para a universalização na oferta das atividades de esporte e lazer em cada município. “Em outras palavras, queremos incluir efetivamente a pessoa com deficiência na prática e até no calendário de competições esportivas municipais, assim como nas atividades de lazer, pois sabemos que a sociedade que respeita e convive com as diferenças é uma sociedade melhor para todos”, completa Senatore. Ele destaca que a Secretaria disponibilizará aos municípios paulistas o apoio para a formação de técnicos especializados no paradesporto, que possam pensar e promover políticas públicas municipais realmente adequadas às necessidades da pessoa com deficiência nas áreas de Esporte e Lazer.
Além de Catanduva, sediarão Fóruns as cidades de: Bauru (13/05), Penápolis (14/05), Jaguariúna (26/05), Ribeirão Preto (27/05), Votorantim (28/05), Ourinhos (29/05), Santos (02/06) e São José dos Campos (04/06). Os municípios participantes dos fóruns esportivos serão também alvo de uma pesquisa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que procurará mapear as iniciativas, os equipamentos, a infra-estrutura para a oferta democrática de espaços e oportunidades para o paradesporto e o lazer das pessoas com deficiência no Estado.