Catanduva já tem um caso de dengue registrado neste ano. A informação partiu ontem pela manhã da Assessoria de Comunicação do Executivo.
“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou na segunda-feira, dia 5, que a cidade tem um caso positivo de dengue, fruto de ‘importação’ de São José do Rio Preto. Após passar pela cidade vizinha, o morador de Catanduva teve sintomas da doença e procurou o Centro de Saúde Dr. José Perri no dia 27 de fevereiro”, informou a nota da Assessoria.
A secretária, Vanessa Frias Couto Gallo, relatou o procedimento adotado a partir da notificação do suspeito. “Como conduta de rotina, foi colhida a sorologia para a dengue.
O material foi encaminhado para o Instituto Adolpho Lutz já no dia 28. Também como rotina, a secretaria faz bloqueio em área de 200 metros quadrados ao redor do domicílio do munícipe; neste caso, a ação foi feita em ‘arrastão’ no dia 26”.
Conforme a Assessoria da Prefeitura, a Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti realizou, no dia 4, trabalho de busca ativa de novos casos, próximo ao local onde foi registrado o caso da doença, no Parque Iracema II.
“São feitas entrevistas individuais com os moradores e pulverização casa a casa”, explicou.
A secretária de Saúde, Vanessa Frias Couto Gallo, falou da importância do envolvimento da população na luta contra a dengue.
“Precisamos ter a colaboração dos catanduvenses, pois dengue se combate todos os dias”, ressalta.
Números
Segundo a Assessoria da Prefeitura, neste ano já foram registrados 17 casos suspeitos de dengue.
“Destes, nove já foram descartados e oito ainda não tiveram resultados divulgados. Com isso, a cidade segue há cerca de 5 meses sem casos positivos da doença”, finalizou. (Nathália Silva)