sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Catanduva é a 275ª cidade do estado de São Paulo em geração de emprego

O município de Catanduva ficou, em 2007, na 275ª posição no ranking das cidades paulistas que mais geraram empregos. A informação consta em um relatório divulgado ontem pelo Ministério do…

O município de Catanduva ficou, em 2007, na 275ª posição no ranking das cidades paulistas que mais geraram empregos. A informação consta em um relatório divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através da base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O levantamento diz respeito apenas às cidades com mais de dez mil habitantes. Na pesquisa, foi levado em consideração o saldo proveniente das admissões contra as demissões, num universo de 350 cidades paulistas. Nos doze meses do ano passado, Catanduva gerou um total de 19.474 empregos com carteira assinada. Já às demissões foram 19.435 postos a menos de emprego, resultando num saldo positivo de 39 e uma variação relativa de 0,14%.

Em Catanduva, a taxa de empregabilidade é menor que em outras cidades com menos habitantes, já que a variação de empregados e desempregados é praticamente igual.

Municípios menores em população que Catanduva estão à frente no ranking. É o caso de Novo Horizonte, que aparece em 266 na listagem, com 7.263 empregos gerados contra 7.209 demissões, atingindo variação de 0,72%.

Tabapuã, município com apenas 10 mil habitantes – segundo o IBGE -, ficou na 247ª posição: 1.641 admissões contra 1.538 demissões. Itajobi também teve desempenho melhor que Catanduva, ficando na 232º posição.

Mensal
No levantamento mensal realizado pelo Caged, o setor da Agropecuária foi o que gerou maior quantidade de demissões em Catanduva no mês passado. O saldo ficou negativo em 164 postos de empregos com carteira assinada no setor. No período, houve 91 admissões contra 255 desligamentos. A queda foi bastante acentuada em comparação a março. No mês anterior, o setor foi o segundo que mais empregou, com 54 postos.

Avaliação
A Secretaria Municipal de Emprego e Relações do Trabalho (Semdert), através da secretária Adriana Bongiovanni, foi procurada pela reportagem, mas preferiu não falar sobre o assunto.

Notícias relacionadas