quinta, 6 de fevereiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Casos suspeitos de coronavírus crescem em cidades da região

Os casos suspeitos do novo cornavírus cresceram, nesta quarta-feira (18), na três principais cidades da região: Araçatuba, Rio Preto e Prudente. Agora, Araçatuba está investigando 36 casos do Covid-19, o…

Os casos suspeitos do novo cornavírus cresceram, nesta quarta-feira (18), na três principais cidades da região: Araçatuba, Rio Preto e Prudente.

Agora, Araçatuba está investigando 36 casos do Covid-19, o novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Saúde, a cidade descartou um caso e confirmou mais 13 suspeitos em 24 horas.

Em Rio Preto, há dois casos confirmados de coronavírus e 38 sob investigação. Em Presidente Prudente, a Saúde investiga 40 casos suspeitos, ainda sem confirmações de pacientes infectados.

O que é o coronavírus

A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução).

• Vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentes registrados na China e em outros países.

• Quadro pode variar de leve a mod​​erado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situaçōes, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

• A transmissão ocorre por espirro, tosse, catarro, gotículas de saliva, contato próximo (aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas.

​Sintomas e Prevenção

• Os sintomas do novo coronavírus são febre, tosse seca, dificuldade para respirar, além de dores, corrimento e congestão nasal, dor de garganta e diarreia.

• Cuidados, diante de casos suspeitos, são semelhantes aos adotados para evitar gripe:

• Evite ficar em contato próximo a pessoas com febre e tosse.

• Procure um serviço médico se apresentar sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar.

• Lave as mãos com frequência e utilize álcool em gel.

Notícias relacionadas