Estudo realizado por médicos da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, na Alemanha, descobriu que a época de Natal está associada a um aumento nos casos de fraturas penianas. Segundo a pesquisa, 3.421 homens sofreram com o problema entre 2005 e 2001 no país.
“Se todos os dias fossem como o Natal, teriam ocorrido 43% mais fraturas penianas na Alemanha a partir de 2005”, afirmou Nikolaos Pyrgides, urologista da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, líder do grupo de pesquisadores.
Segundo os autores do estudo, a intimidade e a euforia da época festiva são fatores de risco para este tipo de lesão, que ocorre principalmente por uma flexão forçada durante relações sexuais excessivamente entusiasmadas.
A pesquisa ainda descobriu que o risco da lesão é mais comum em finais de semana e durante as férias de verão, mas apontou que não há um aumento de registros durante a véspera de Ano Novo. O estudo foi publicado no British Journal of Urology International.
A fratura peniana é um rompimento na região produtora de ereção do pênis e geralmente ocorre com um estalo audível, seguido por dor intensa e trazendo sintomas como perda rápida de ereção, inchaço e hematomas graves. O estudo é o primeiro a avaliar padrões sazonais neste tipo de lesão.