sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Casos de estupro na região crescem no primeiro trimestre

Os registros de estupro no primeiro trimestre de 2012 em Jales são três vezes maiores que os do mesmo período do ano passado. Enquanto em 2011 houve um caso em…

Os registros de estupro no primeiro trimestre de 2012 em Jales são três vezes maiores que os do mesmo período do ano passado. Enquanto em 2011 houve um caso em janeiro, em 2012 já foram quatro, apenas em fevereiro e março.

O que significa dizer que em apenas dois meses deste ano houve aproximadamente 65% de todos os casos do ano passado. Os números são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e são oficiais.

O delegado José da Cruz Almeida, que ocupa interinamente a Delegacia de Defesa da Mulher na primeira quinzena de maio, disse que não há como saber os motivos da variação. “O crime é sazonal. Aumenta e diminui por uma série de fatores”.

A explicação coincide com os números da Secretaria. Nos quatro meses anteriores – desde outubro – não havia casos desse tipo de crime. “Estou assumindo provisoriamente hoje (quarta-feira, 2 de maio) e não saberia dizer as causas desse aumento, mas elas podem estar relacionadas a uma série de situações, como repressão policial, aumento do cuidado das vítimas e até mesmo uma maior informação dos cidadãos, que acaba resultando em maior número de registros, porque trata-se de um crime que depende da própria vítima para ser registrado e nem sempre ela se dispõe a denunciar”.

Notícias relacionadas