sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Casos de dengue triplicam em menos de um mês

Em um período de 21 dias o número de casos de dengue confirmados em Votuporanga avançou consideravelmente de 37 para 104. Uma reportagem feita pelo Diário no dia 9 de…

Em um período de 21 dias o número de casos de dengue confirmados em Votuporanga avançou consideravelmente de 37 para 104. Uma reportagem feita pelo Diário no dia 9 de março, registrou que na época a situação no município estava controlada e que os números não eram preocupantes. No entanto, o avanço do índice começa preocupar, segundo a profissional de Informação, Comunicação e Educação do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), Sirlayne Cristina Mequi. “Ainda não podemos considerar que o município esteja vivendo uma epidemia, mas, se continuar neste ritmo não vai demorar para isso acontecer”, a declaração foi dada na manhã de ontem durante o evento que marcou o Dia D de Combate à Dengue em todo o Estado.
Em 2006, Votuporanga fechou o ano com 73 casos registrados, um fato que comprova o avanço da doença na cidade. “A situação esse ano está mais avançada em todos os lugares, por isso que estamos intensificando todos os trabalhos”. A equipe de agentes aumentou para 46 pessoas que fazem um trabalho de orientação casa a casa, em casos de suspeitas é realizado o bloqueio em nove quarteirões e, se confirmado, esse número aumenta para 25 além da retirada de criadouros e nebulização. “É preciso agir rápido porque o mosquito leva sete dias desde a larva até a vida adulta e depois tem uma vida útil de 45 dias”, explica Sirlayne.
O bairro que apresenta maior índice continua sendo o Pozzobon, com 61 casos confirmados. Sirlayne diz acreditar que falta a colaboração da população em fiscalizar a própria casa. “É uma questão de hábitos de higiene, como, por exemplo, escovar os dentes”, reforça.
Sirlayne explica que o avanço rápido no número de casos se deve ao período chuvoso e por isso ela pede para a população colaborar com o serviço dos agentes fazendo a retirada dos recipientes que acumulam água.

Notícias relacionadas