O prefeito de Fernandópolis João Paulo Cantarella decretou estado de emergência no município em razão da epidemia de dengue. O anúncio, com a assinatura do decreto, aconteceu na manhã desta terça-feira, 21, no gabinete do Paço Municipal.
Os números da escalada da epidemia não deixaram alternativa para a administração: em apenas uma semana (de 14 a 21 de janeiro) os casos positivos saltaram de 600 para 1330, um aumento de mais de 120% somente nesse período.
Há cerca de 10 dias, o Secretário da Saúde José Martins Pinto Neto previu que o pico da epidemia deveria acontecer em cerca de duas semanas. Durante a coletiva José Martins disse que ainda nem chegamos ao topo da crise, mas os números são alarmantes. Segundo ele, ainda há subnotificação do número de casos, o que significa que pode haver muito mais gente doente.
Para Cantarella, nada do que está sendo feito adiantará, “se a população não apoiar o nosso trabalho”. O prefeito pede que todos dediquem dez minutos do seu dia para observar o próprio quintal e retirar eventuais objetos que acumulem água, permitindo a procriação do mosquito transmissor.
O Secretário da Saúde comunicou também que está em estudos a abertura do Postinho do Distrito de Brasitânia nos finais de semana, bem como outras unidades em Fernandópolis, dependendo da demanda.