Um casal transportou a sua casa por cerca de 90 quilômetros em um lago até um novo local de moradia. Kirk Lovell e Daniele Penney, de Newfoundland (Canadá), tinha que se mudar, mas queriam ficar na mesma casa, construída há cem anos. O jeito foi levá-la com eles!
O casal comprou a casa de um casal aposentado que queria demolir a construção centenária, de acordo com o jornal “Salt Wire”. Ela foi construída por um homem que lutou e morreu na Segunda Guerra Mundial.
Daniele disse que a propriedade era um “sonho”, mas que seria quase impossível movê-la por estradas devido às linhas de alta tensão. Eles sabiam que a única maneira de manter a casa era flutuando através de um lago.
A técnica foi amplamente usada a partir da década de 1950, quando houve esforços do governo local para fechar muitas comunidades remotas. Forçadas a se mudar de suas aldeias, as famílias transportaram suas casas para comunidades maiores, através de mar, rios e lagos.
Para o transporte, o casal usou uma base com rodas para assentar a casa e prendeu 28 barris de plástico e um pouco de isolamento de isopor, para a flutuação. Barcos fizeram a construção se mover.
A casa foi erguida e colocada na estrutura. Dias depois, na semana passada, chegou o aguardado momento da mudança.
Com a casa na água, Daniele achou difícil acompanhar o processo:
“Era como se você estivesse fraquejando na fé. Ia ficar à tona? Ia afundar?”
Kirk admitiu que estava nervoso.
“Quando ela se moveu foi incrível”, declarou.
Tudo deu certo, embora a casa tenha se inundado durante o trajeto, necessitando de um procedimento especial de secagem. Kirk e Daniele já estão na nova velha casa. Mas ambos disseram não querer repetir a experiência.
“No fim do dia, uma casa histórica foi salva, uma família terá uma casa reformada para morar com uma vista espetacular e todos poderão compartilhar uma história incrível que será contada por anos”, disse o vizinho Keith Goodyear, no Facebook. Ele ajudou no transporte e documentou com fotos e vídeos postados na rede social.