A Polícia Civil de Penápolis (SP) prendeu, na manhã desta quinta-feira (23), um casal suspeito de aplicar golpes em aposentados, se passando por assistentes sociais.
De acordo com a polícia, os suspeitos visitavam as residências das vítimas, conquistavam sua confiança e coletavam seus dados pessoais. Em seguida, abriam contas digitais em nome dos aposentados em um banco de São Paulo (SP). Essas contas eram então utilizadas pelos criminosos para realizar empréstimos consignados em nome das vítimas.
O golpe, conhecido como “golpe da Selfie”, consistia em tirar fotos das vítimas (selfies) e usá-las para abrir as contas bancárias por meio de aplicativos de celular. Segundo o delegado Eugênio Pedro Bibiano Timóteo dos Santos, responsável pelas investigações, os golpistas chegavam a oferecer cestas básicas às vítimas, simulando a atuação de verdadeiros assistentes sociais. Além dos empréstimos, os criminosos também realizavam compras em sites utilizando as contas das vítimas.
Após a prisão do casal, a polícia continua as investigações para localizar outras duas pessoas que também participavam do esquema e que seguem foragidas.