Uma mulher de 51 anos e um homem de 54 anos perderam R$ 48 mil depois de uma golpista invadir um de seus celulares e instalar um aplicativo nesta última sexta-feira, (30/06/2023), em São José do Rio Preto (SP).
De acordo com informações do boletim de ocorrência, uma das vítimas recebeu uma ligação de uma mulher, que se passava por funcionária de um banco. A golpista dizia que o sistema de segurança do banco havia constatado que indivíduos estavam tentando realizar saques na conta bancária da vítima e que, para evitar o saque, era necessário ela instalasse um aplicativo em seu celular, que funcionava como antivírus.
Acreditando na verdade dos fatos, a vítima recebeu um link através do WhatsApp e instalou a ferramenta, que havia até a logomarca do banco. Entretanto, segundo o BO, o aplicativo chamado “Rust Desk” era um sistema que passava a ter acesso remoto ao celular dela.
Posteriormente, a vítima constatou duas transferências bancárias em sua conta, que totalizaram R$ 47.999,99. O caso foi registrado na Central de Flagrantes como estelionato e será investigado.