Nesta quinta-feira (19), durante a ‘Operação Impacto Força Total’, uma equipe do 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (PMA), ao lado de equipes do Policiamento Territorial e Rodoviário, flagraram um casal (que não teve os dados revelados) traficando aves exóticas em um transporte coletivo. O flagrante foi realizado em Catiguá. A dupla acondicionou os animais dentro de mochilas guardadas debaixo das poltronas.
Sete aves foram localizadas, sendo quatro aves da espécie Trinca Ferro, dois Periquitos Australianos e um Pombo-Correio, entre elas, duas já mortas pelo acondicionamento inadequado, uma vez que estavam sem alimento, água, ventilação e iluminação, cruciais para a sobrevivências, além de espaço insuficiente, provocando risco à saúde e integridade física.
O casal, que embarcou no veículo em São Bernardo do Campo, acabou autuado e juntos, os dois terão que pagar a quantia de R$ 29 mil pelos crimes ambientais. Os envolvidos acabaram liberados após prestarem depoimento, mas também vão responder criminalmente por manter espécies nativas em cativeiro e por maus-tratos a animais.. O crime foi registrado em Santa Fé do Sul. (Com informações da PMA)