A “Casa no Pomar do Cafezal” ou “Barraco do Kdu”, do artista Kdu dos Anjos, de 32 anos, está concorrendo na categoria “Casa do Ano” no projeto internacional “ArchDaily”. O imóvel fica na Vila Cafezal, no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
“A periferia está no topo! Vamos votar, pessoal”, falou, empolgado, o criador do Centro Cultural Lá da Favelinha.
A votação segue até 15 deste mês e o resultado será divulgado no dia 17.
Criatividade
Kdu contou ao g1 Minas que a construção da casa foi finalizada durante a pandemia da Covid-19, em 2020, e que ele não tinha noção sobre o universo das premiações na área da arquitetura.
“O site [ArchDaily] gostou do projeto da casa. Estamos participando do principal editorial de arquitetura do mundo”, disse.
Kdu contou ainda que, em 2022, o projeto da casa – feito pelo arquiteto Fernando Maculan – foi um dos mais curtidos na internet e, no mesmo ano, ficou entre os 50 mais interessantes do Brasil.
O artista destacou que a casa, que tem 66 m², foi construída, propositadamente, com os tijolos expostos, sem reboco e pintura, e que as peças foram colocadas deitadas.
“Foi muito agradável para a estética, mas foi muito desagradável para quem fez”, falou, bem-humorado.
No Instagram, Kdu destacou que a casa está localizada em um beco, “em uma rua que não tem CEP, água encanada e energia legal”.
“O bairro foi construído na tora pelos moradores, a estrutura do meu barraco fortalece a sustentação do beco inteiro”, ressaltou o artista.
Na premiação não há dinheiro envolvido – somente o reconhecimento – que, para Kdu, é o mais importante.