Com base na ascensão do mercado de borracha natural e na renda alternativa, a Casa da Agricultura de Valentim Gentil, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sindicato Rural de Votuporanga/SENAR, promove o curso de Sangria de Seringueira, a partir desta quarta-feira, dia 2.
A ideia é investir na cultura, por meio da formação dos profissionais envolvidos na extração do látex, impulsionando a atividade no município e região.
Na oportunidade, a parte teórica do referido curso, que vai até a sexta-feira, 4, será realizada na sala de reuniões da CATI. Já as orientações práticas serão promovidas no Parque Municipal (Chopplândia). Os horários das aulas serão das 8h às 17h.
De acordo com o agrônomo Ricardo Domingos Pereira, técnico da CATI de Valentim Gentil, a meta é impulsionar o cultivo, tendo em vista o aumento da produção e maior aproveitamento da cultura na região. “É uma oportunidade que estão tendo para impulsionar a atividade, com aprofundamento no conhecimento do material utilizado na extração do látex e as formas adequadas para assim realizá-la”, ressaltou.
O curso, que será proferido por Newton Fábio Teixeira, instrutor de curso do SENAR, é direcionado para pequenos produtores e trabalhadores rurais. Em 3 dias de treinamento, os participantes da capacitação aprenderão sobre a anatomia da Seringueira, os tipos de corte e como são feitas as marcações da linha de corte e a colocação do equipamento de sangria na árvore.
Ainda durante o treinamento serão ensinadas técnicas para coletar e armazenar o látex, identificar doenças e fazer a avaliação do seringal.