O Cartório Eleitoral de Fernandópolis ainda não realiza o sistema de cadastramento dos eleitores pelo sistema de biometria (identificação através da impressão digital), que vem sendo implantado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em todo o país.
De acordo com informações obtidas junto ao Cartório Eleitoral local, antes da implantação do sistema de biometria, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) comunica o cartório para o treinamento dos funcionários.
Até o momento, não houve a comunicação a respeito da nova tecnologia, não havendo também a previsão de quando o sistema será implantado em Fernandópolis.
O certo é que nas eleições de 2014 a cidade ainda utilizará o sistema convencional para o voto dos eleitores.
Novo sistema
A biometria garante ainda mais segurança aos eleitores brasileiros na hora de votar. Em 2014, mais de 22 milhões serão identificados pelas digitais. Por isso, a Justiça Eleitoral tem como meta recadastrar cerca de 14 milhões de pessoas. Este processo acontece desde 2012 e, até o momento, pelo menos 11,3 milhões de eleitores já foram convocados e se juntarão a outros 7 milhões já recadastrados.
A nova tecnologia permite identificar uma pessoa por meio de características biológicas exclusivas, como impressão digital, voz, formato do rosto e da mão, entre outras. O cronograma do TSE prevê a implantação desse sistema de maneira gradual até atingir 100% do eleitorado em 2022.
Além da impressão digital, o novo sistema identificará o eleitor pela foto, que será impressa na folha de votação manuseada pelo mesário, a qual poderá recorrer para confirmação da identidade do eleitor.
As urnas eletrônicas com leitor biométrico foram utilizadas pela primeira vez nas eleições municipais de 2008 em Colorado do Oeste/RO, Fátima do Sul/MS e São João Batista/SC.