quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Cartilha “Educação para o Trânsito” é implanta nas escolas municipais

A Diretoria de Educação, implantou na rede municipal de ensino fundamental a cartilha de Educação para o Trânsito. Junto com as disciplinas normais, a criança receberá a cartilha, que será…

A Diretoria de Educação, implantou na rede municipal de ensino fundamental a cartilha de Educação para o Trânsito. Junto com as disciplinas normais, a criança receberá a cartilha, que será uma matéria a mais que ela estará aprendendo, inicialmente será implantado como um projeto piloto na primeira série, para depois ser implantado nas demais séries.

Segundo Adriana Merloti, diretora de Educação, “para solucionar os problemas do trânsito, tem que haver educação, e nada melhor que começar nas escolas, e com as crianças, pois elas cobram muito dos pais, e assim, serão fiscalizadores das ações dos adultos e também, para que elas possam estar andando com segurança nas vias públicas com suas bicicletas, e que desde de pequenas saibam as leis de trânsito”, Um dos objetivos de começar pela primeira série, é que estes alunos já estão na idade de andar sozinhos pelas ruas, e através deste trabalho realizado em classe dando a eles as orientações das leis de trânsito, vão se familiarizando com os sinais, inclusive levantando as necessidades que existem para melhorar as sinalizações, afirmou Merloti.

Este projeto é uma parceria da diretoria de Educação, Demutran e a Transconect, que desenvolveu a cartilha através de pesquisas com a Unesp de Marília, foram detectadas as necessidades, e através dessa análise foi elaborada uma cartilha com a valorização do ser humano, a valorização das regras que se estabelece no dia a dia, colocando o trânsito como enfoque de tudo, priorizando a criança como pedestre, ela corno conhecedora das leis de trânsito, para que no futuro corno condutora saiba os seus direitos e deveres, acrescentou Cássia Bastos de Oliveira, pedagoga e autora da cartilha.

Para Ricardo Corrêa, diretor da Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), é fundamental e prioritário em primeiro momento estar investindo na Educação do Trânsito, e esta ação já está em andamento com recursos do município, e o projeto de educar para o trânsito se estenderá não só nas escolas más em campanhas educativas de jovens e adultos. João Carlos – Assessoria de Imprensa.

Notícias relacionadas