Para que o policiamento fornecido pelo Estado esteja presente nos eventos, organizações terão que acatar determinações
A venda de bebidas alcoólicas destiladas no interior dos recintos onde serão realizados os carnavais do próximo ano em Votuporanga está proibida por meio da resolução SSP n.º 122, de 24 de setembro de 1.985, complementada pela Portaria PM-3 – 001/02/96, de 26 de setembro de 1996.
Mesmo antiga, a norma só ganhou força agora, com a ajuda do MP (Ministério Público) do município, que em parceria com a Polícia Militar – responsável pela fiscalização -, punirá os organizadores dos eventos, caso a determinação não seja cumprida.
Desta forma, de acordo com o parágrafo único da resolução só é livre a venda de cerveja, sucos, água e refrigerante, durante as festas.
Como explica o comandante interino da 3.ª Companhia da PM de Votuporanga, o tenente Edson Fávero, a resolução antes só não era cumprida, porque não oferecia sanções penais; porém, com o apoio do MP, caso a norma seja descumprida o evento pode ser embargado ou a organização responsabilizada pelo descumprimento da lei.
Segundo um documento enviado pela PM à MP, “os policiais têm observado durante as últimas festas em que a segurança do Estado foi solicitada, que as pessoas estão consumindo cada vez mais bebidas alcoólicas, gerando como resultado direto problemas relacionado à segurança individual e coletiva, registrando-se mais furtos, brigas e até confrontos com o efetivo da corporação”. Assim sendo, a instituição acredita que os fatos podem diminuir, se as bebidas alcoólicas (exceto cerveja) não sejam comercializadas no interior dos eventos.
A cerveja só não é proibida, porque conforme a resolução, ela possui um teor alcoólico menor, em comparação com as demais bebidas, embora também embriague a pessoa, dependendo da quantidade ingerida. Entretanto, alguns fatores influenciam neste consumo como a alimentação do consumidor, peso, sexo, entre outros fatores.