O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, participou nesta segunda-feira (18) da cerimônia de posse do Conselho Diretor do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Os desembargadores Ricardo Anafe (presidente) e Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente) foram escolhidos para comandar a instituição no biênio 2022-2023.
A cerimônia foi realizada no Palácio da Justiça e contou com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia, do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski, além de outras autoridades na Justiça do Estado.
Também tomaram posse os desembargadores Fernando Antônio Torres Garcia (corregedor-Geral de Justiça), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado), Francisco José Galvão Bruno (presidente da Seção de Direito Criminal) e Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público).
O presidente Carlão Pignatari parabenizou os desembargadores e elogiou os esforços do TJ-SP durante a pandemia da Covid-19. “Justiça, governo e Legislativo continuaram funcionando durante toda a pandemia. Das dificuldades fizemos uma facilidade em um período difícil”, disse.
O presidente do TJ-SP Ricardo Anafe declarou, em seu discurso de posse, que o sucesso de sua presidência no Tribunal depende da comunicação e boa relação entre instituições. “Espero poder contribuir para que se estabeleça um clima de permanente diálogo e harmonia entre desembargadores, juízes, servidores e todas instituições”, disse.
“Os Três Poderes sintonizados para enfrentar os desafios da melhor maneira possível”, complementou o vice-governador Rodrigo Garcia.
A representante e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Patrícia Vanzolini, também declarou seu apoio à nova direção. “Contem com a OAB para a discussão e construção dessa nova era dos Três Poderes”, disse.
O representante do Ministério Público, subprocurador-geral Wallace Paiva, destacou a importância do cumprimento das normas para manutenção da democracia. “Permanência, durabilidade e respeito são predicados de uma constituição democrática e governos devem se adaptar a ela”, disse.
“Um dia iluminado para o Estado de São Paulo”, descreveu o deputado Carlão Pignatari antes de manifestar seu apoio ao novo presidente Ricardo Anafe. “Espero que o doutor Ricardo e todo Conselho Diretor tenham ótimos anos no comando do Tribunal de Justiça e confio que será uma grande condução”, declarou.
O desembargador Anafe ofereceu sua “energia e experiência”, prometendo integral dedicação aos interesses do Tribunal de Justiça. “Todos juntos pelo bem comum de atender o povo do Estado de São Paulo”, complementou o novo presidente.