O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, foi diplomado nesta segunda-feira (19) pela Justiça Eleitoral para exercer seu quarto mandato como representante da população no Legislativo paulista. A cerimônia de diplomação, realizada na Sala São Paulo, na Capital, concluiu o processo eleitoral, tornando aptos os parlamentares eleitos para assumirem os cargos nos próximos quatro anos.
O deputado Carlão Pignatari foi reeleito com 105.245 votos e teve sua prestação de contas aprovada pela Justiça Eleitoral. Na cerimônia de diplomação, ele compôs a mesa de autoridades ao lado de representantes do Judiciário, como o presidente do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), desembargador Ricardo Mair Anafe, e do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), desembargador Paulo Galizia.
“Mais uma vez, quero agradecer aos eleitores pelos votos e reafirmar meu compromisso, de trabalhar para melhorar a qualidade de vida nas cidades, principalmente aos que mais precisam. Meu mandato continuará sendo como sempre foi. Sou um deputado distrital, gosto de estar próximo aos municípios, às pessoas, contribuindo para áreas prioritárias como infraestrutura, saúde, educação e assistência social”, disse Carlão.
O presidente da Alesp também falou da emoção em ser diplomado para exercer o quarto mandato. “Há 12 anos trago comigo a responsabilidade de prestar um bom serviço público no maior Parlamento da América Latina. Inevitável que isso traga um frio na barriga, nenhum mandato é igual ao outro. As pessoas mudam, o modo de vida muda, as necessidades da população vão surgindo à medida que o tempo passa. É sempre um desafio enorme saber que nosso trabalho é ferramenta para melhorar o Estado de São Paulo e consequentemente, a vida de quem mora nele”, afirmou.
Diplomação
Junto de Carlão, outros 93 deputados e deputadas estaduais eleitos para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foram diplomados nesta segunda-feira. O evento também diplomou o governador e vice-governador eleitos, respectivamente Tarcísio de Freitas e Felício Ramuth; o senador paulista eleito, Marcos Pontes e seus dois suplentes; e os 70 deputados e deputadas federais do Estado, que atuarão em Brasília (DF).
No evento, o presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, destacou o papel dos eleitos na defesa da democracia e no combate às desigualdades. “Desejo êxito a todos os eleitos, e que os senhores e senhoras consigam implementar medidas que contribuam para a melhoria das condições, hoje precárias, de uma grande parte da população paulista e brasileira”, afirmou.
O presidente do TRE-SP falou também sobre a importância da representatividade nos novos mandatos. Em seu discurso, Galizia celebrou o aumento no número de mulheres e pessoas pretas eleitas por São Paulo. “A democracia por raça e por gênero ainda está longe de ser alcançada, mas o caminho para obtê-la é muito animador. É o caminho do voto, sobretudo, do voto consciente”, afirmou.
Nas eleições de 2022, a população paulista elegeu mais seis deputadas estaduais. Na Alesp, o número de parlamentares femininas vai saltar dos 19 atuais para 25 nos próximos quatro anos. Os novos deputados e deputadas estaduais eleitos para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de São Paulo tomarão posse em 15 de março de 2023.