A cidade de São José do Rio Preto vai ser sede de um Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep).
O governador João Doria assinou nesta sexta-feira (8) decreto de criação de mais quatro Baep’s no Estado. O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, acompanhou o prefeito rio-pretense, Edinho Araújo, na cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes. Também participou do evento o vice-governador Rodrigo Garcia, que é da região.
Também foram contempladas as cidades de São Bernardo do Campo e Presidente Prudente e uma para a Capital. As novas unidades deverão entrar em funcionamento na primeira quinzena de abril.
São José do Rio Preto será sede do 9º Baep, atendendo todos os municípios da região Noroeste Paulista. O efetivo a ser empregado nessa nova unidade passará por treinamento sob coordenação e aplicação do Comando de Policiamento de Choque (CPChq).
Os Baeps foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva no Estado. Nas unidades especializadas, as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque.
O prefeito Edinho manifestou-se contente com o benefício, pois Rio Preto é uma cidade que cresce rapidamente e apresenta altos índices de violência.
Para Carlão, é um grande benefício para toda a região. “Teremos um batalhão especializado no combate de crimes, patrulhamento tático, gerenciamento de crise, negociações com reféns, busca e apreensão de artefatos explosivos, ações táticas especiais, entre outras ações”, destacou o deputado Carlão Pignatari.