sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Carência de mesários é grande em Catanduva

O Cartório Eleitoral está pedindo aos cidadãos catanduvenses para fazer inscrição como voluntários na função de mesário. É um trabalho voluntarioso de exercício de cidadania e de participação no processo…

O Cartório Eleitoral está pedindo aos cidadãos catanduvenses para fazer inscrição como voluntários na função de mesário. É um trabalho voluntarioso de exercício de cidadania e de participação no processo democrático.

Segundo Marcelo Pereira Micena, chefe do Cartório, as inscrições vão até dia 5 de agosto.

“A carência é muito grande de falta de mesários. Como haviam muitos, que trabalhavam há mais de vinte anos, e estamos renovando, há dificuldade de repor o pessoal”, explica Marcelo, salientando que, com a apresentação e o oferecimento do mesário, não há necessidade de convocação do juiz eleitoral.

Ressalta que o Cartório tem que fechar todo o quadro de mesários até dia 6 de agosto. “As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3524-2628, ou pessoalmente, na Rua Sergipe, 616, centro, das 13 horas às 19 horas”. Além da participação do mesário no processo democrático, a legislação prevê dois dias de folga para cada dia trabalhado. “Alguns cargos têm que fazer curso, e esse dia de treinamento conta também como folga”, emenda.

Frisa o chefe do Cartório, que a participação do mesário nas eleições, conta pontos em alguns concursos públicos, em caso de desempate na classificação. Catanduva precisa de cerca de 750 mesários para as eleições de 5 de outubro. Alguns requisitos são necessários. Ter, no mínimo, ensino médio, ser maior de 18 anos de idade e não pode ser parente de candidato até em segundo grau.

“Os policiais não podem ser mesários e nem aquele que ocupa cargo de confiança do Poder Executivo”, completa.

A presença do mesário, nas eleições, é imprescindível. “Sem a participação do mesário o exercício da democracia é inviável”, finaliza.

Notícias relacionadas