O lutador Antônio Carlos Coelho de Figueiredo Barbosa Júnior, conhecido como Cara de Sapato, chegou para depor na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá, às 13h50 desta quarta-feira (22), acompanhado de três advogados. Ele é ouvido no inquérito que investiga crime de importunação sexual dentro do Big Brother Brasil (BBB).
Na segunda-feira (20), o cantor Guilherme Aparecido Dantas Pinho, conhecido como MC Guimê, também foi ouvido na especializada. Ao chegar à delegacia, Guimê disse que estava “tentando resolver o caso”.
O artista estava acompanhado de dois advogados e dois seguranças. Ele ficou pouco mais de 50 minutos no local e foi embora.
Na saída, o cantor voltou a falar rapidamente. “Muita pressão nesses primeiros dias. Grande pressão. Fé em Deus”, disse.
Guimê e Cara de Sapato foram intimados na sexta-feira (17).
A polícia investiga se os dois importunaram sexualmente a mexicana Dania Mendez durante uma festa. Por conta disso, na quinta-feira (16), a dupla foi expulsa do reality. Um dia após a expulsão, Guimê disse ter noção das falhas que cometeu.
O crime de importunação sexual pode incluir desde o famoso “beijo roubado” até toques inapropriados, sem a permissão da pessoa envolvida.
A polícia também solicitou imagens do programa para análise.
O inquérito foi aberto na noite de quinta-feira (16). A delegada Viviane da Costa Ferreira Pinto, titular da Deam de Jacarepaguá, informou ao g1 que a investigação foi aberta após a especializada “tomar conhecimento pelas redes sociais”.
“Assim que tomamos conhecimento dos fatos, pelas redes sociais, a Deam de Jacarepaguá instaurou um inquérito para apurar a conduta dos envolvidos no reality. Estamos fazendo diligências necessárias. Foi enviado um ofício para a emissora solicitando as imagens oficiais para serem analisadas pela delegacia”.
Relembre a eliminação
MC Guimê e Antônio Cara de Sapato foram eliminados do “BBB 23”, na quinta-feira (16), por contrariarem as regras do programa.
Em festa realizada na noite de quarta para quinta, Guimê passou a mão no corpo de Dania Mendez, mexicana que entrou na casa para um intercâmbio, sem o consentimento dela. Cara de Sapato deu um beijo e fez contatos físicos forçados em Dania.
O programa mostrou um relato de como foi a noite, com imagens de toda a festa, incluindo as interações entre Guimê, Sapato e Dania.
Em seguida, o apresentador Tadeu Schmidt mostrou imagens da participante falando no Confessionário que não percebeu ação de Guimê e que não se sentiu importunada com a atitude de Cara de Sapato.
O apresentador anunciou então que a produção do programa considerou que eles tinham passado dos limites, contrariando as regras, e que, por isso, foram eliminados.
“Nós temos na nossa casa uma convidada. Uma visitante. Uma pessoa que veio de outro país. Mas, acima de tudo, uma mulher. E, como todas as mulheres, merece respeito absoluto. A partir de tudo o que vimos e ouvimos, eu estou aqui para dizer que nós não gostamos do que vimos ontem. Sapato e Guimê passaram do ponto. É preciso tomar cuidado com os limites. Aqui e fora daqui. Assim, por contrariar as regras do programa, Guimê e Sapato estão eliminados do BBB 23”, afirmou o apresentador Tadeu Schmidt enquanto falava com os participantes.
“O que aconteceu hoje aqui não tem nada a ver com o que você (Dania) falou. Foi uma decisão nossa. Puramente nossa. Uma decisão do programa. E não foi tomada por nada do que você disse. Essa responsabilidade não é sua. Essa culpa não é sua.”
Dania afirmou no Confessionário que não percebeu a ação de Guimê e que não se sentiu importunada por Cara de Sapato, mas a produção do programa considerou que eles passaram dos limites.
Durante a tarde, ela tinha sido chamada para o Confessionário, onde conversou com uma produtora mexicana sobre o acontecido e negou ter se sentido importunada.
Sobre Cara de Sapato, ela disse que estava “tranquila”. “Eu não esperava. Foi muito rápido. Então eu não vi, nada, mas normal. Foi um beijo que eu não esperava que me roubasse”, afirmou. Quando a produtora perguntou se a situação a deixou desconfortável, respondeu: “Não, não me incomodou”.
“Ele estava bêbado e acho que não teve má intenção. Ou seja, não vi maldade, foi normal.”
Em relação a Guimê, ela não se lembrava do acontecido. A produtora contou que ele havia passado a mão, e que Dania a retirou rapidamente. “Estava bêbada, mas não sou boba”, disse ela. “Acho que ontem todos bebemos demais, inclusive eu, mas não acho que ele fez por mal.”
As equipes de Cara de Sapato e de Guimê pediram desculpas pelas atitudes dos participantes ao longo do dia.