quinta, 7 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Capitão da PM de Fernandópolis alerta para incidências relevantes de furtos de motos

Não raramente tomamos conhecimento de notícias envolvendo furto de veículos em Fernandópolis e cidades vizinhas. De acordo com o relatório anual sobre a evolução criminal no âmbito dos municípios que…

Não raramente tomamos conhecimento de notícias envolvendo furto de veículos em Fernandópolis e cidades vizinhas.

De acordo com o relatório anual sobre a evolução criminal no âmbito dos municípios que abrangem a área de atuação da 1ª Companhia da Polícia Militar, cuja sede é em Fernandópolis, verifica-se que os veículos visados são, na maioria, motocicletas.

Em recente artigo publicado neste Diário, o capitão Wilson Cardoso Jr. explica que ao considerar os mecanismos atuais, que dificultam a circulação de carros, produtos de ilícito, e as informações obtidas a partir da prisão de criminosos envolvidos e na recuperação de veículos, chega-se a conclusão de que o seu destino é o “desmanche” ou a “adulteração” de suas características para posterior circulação.

“Em muitos casos, também, sobretudo veículos de maior porte e valor, como as camionetes e carros de luxo, o destino pode ser a remessa para outro país”, ressalta o capitão.

Ainda de acordo com o comandante da 1ª Cia da PM, há situações, ainda, onde se constata a utilização de motocicletas em outros delitos, como o tráfico de drogas e o roubo a estabelecimentos comerciais.
Com o intuito de coibir tais infrações, a polícia não tem medido esforços, tendo em vista que o aumento do número de prisões e recuperações de “autos”.

DIFICULDADES

A polícia tem encontrado grande dificuldade para coibir esses crimes, uma vez que ainda é falha a prevenção primária. “Em grande parte dos casos, principalmente nos que envolvem as motos, nota-se que os proprietários não tomaram as medidas básicas para evitar que se tornassem vítimas, como estacionar o veículo em local seguro e tirar a chave do contato”, reforça.
Outro aspecto a ser mencionado é que o fato, geralmente, chega ao conhecimento da polícia horas após ocorrerem, o que dificulta a localização.

“Vale lembrar que estamos a menos de uma hora da divisa com Minas Gerais e também próximos do Estado de Mato Grosso do Sul. Além disso, quadrilhas especializadas não demoram mais do que meia hora para desmanchar um veículo”, finaliza.

Confira abaixo as dicas da PM:

– Ao estacionar a motocicleta em via pública, ou estacionamentos de supermercados, lojas e outros, tranque o guidão e retire a chave, retirando também os documentos do compartimento do capacete;
– Não deixe a motocicleta pernoitar na rua;
– Durante o dia, quando deixar a motocicleta na residência, procure deixá-la no interior do pátio, trancada e sem chaves, de preferência com o portão trancado;
– Se for viajar e deixar a residência sozinha, deixe a motocicleta em outro local, desde que seguro, como a casa de um parente;
– Veículos e motocicletas que ficam estacionados há vários dias em pátios de postos de combustíveis e empresas, sem vigilância permanente, ou em via pública, são alvos fáceis para marginais;
– Se suspeitar que estejam furtando ou tentando furtar uma motocicleta, própria ou de terceiro, ligue imediatamente para o telefone 190.

Fonte:Breno Guarnieri-Jornal Diário Regional

Notícias relacionadas