O mestrado profissional de Produção Animal da Unicastelo foi aprovado pelo Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e será oferecido inicialmente no campus Descalvado. A proposta do curso de Produção Animal é inovadora e foi elaborada a partir de estudos das necessidades regionais. “A região de Descalvado tem a economia ancorada no agronegócio e o curso de pós-graduação em Produção Animal contribui de maneira efetiva com o desenvolvimento regional e agrega valor imediato ao setor, uma vez que promove a extrema qualificação dos profissionais inseridos no mercado”, diz o reitor da Unicastelo, Gilberto Selber.
Desde 2000, a Unicastelo acolhe curso de graduação de Medicina Veterinária nos campi Descalvado e Fernandópolis e oferece várias oportunidades de especialização, bem como mantém intercâmbio com outras instituições de ensino públicas e privadas e empresas que darão suporte também ao curso de pós-graduação. “Temos ainda convênio firmado com fazendas da região de Descalvado, as quais ampliam as condições para pesquisa e consolidam a integração da Unicastelo com a comunidade local”, diz o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Leonardo Simone.
A universidade dispõe de infra-estrutura exclusiva para o programa com laboratórios e equipamentos de apoio didático e clínico ajustados à demanda do curso, bem como alas independentes para pequenos e grandes animais. O campus de Descalvado conta ainda com Centro Experimental Zootécnico instalado em 11 alqueires onde os alunos têm contato privilegiado com culturas de aves, suínos, ovinos, bovinos e eqüinos. “O compromisso da Unicastelo de oferecer ensino de qualidade a fim de preparar profissionais competentes e éticos para o mercado de trabalho, recai sobre o desenvolvimento de projetos de extensão nas regiões de influência e fomento à investigação científica e aprimoramento intelectual”, diz Leonardo Simone.
O curso de Produção Animal é constituído por uma única área de concentração voltada para a produção de conhecimento das variáveis que influem na produção de animais de grande e médio portes, incluindo as genéticas e as ambientais como alimentação, estratégias de manejo, sanidade, ambiência, bem estar animal, prevenção de problemas de saúde entre outros. A área terá inicialmente uma linha de pesquisa: Produção de Ruminantes. O curso é constituído por sete disciplinas – Atividades Prático-Científicas, Melhoramento Animal, Metodologia Científica, Nutrição e Alimentação Animal, Seminários Avançados em produção Animal, Sistemas de Produção em gado de Corte e Sistemas de produção em Gado de Leite – com 120 horas cada.
O mestrado em produção Animal proporciona formação técnico-científica aprofundada, fornece informações teóricas, instrumentos de análise e capacidade de intervenções práticas. “Queremos que nossos mestrandos assimilem procedimentos experimentais e desenvolvam atitude crítica diante de problemas, de forma que se tornem hábeis para encontrar as melhores soluções para o pleno desenvolvimento da produção animal”, diz o pró-reitor.