Esta semana, cerca de 200 diretores, coordenadores e professores das escolas municipais de Fernandópolis participam de cursos intensivos de capacitação nas áreas de empreendedorismo, educação especial e material apostilado.
No ensino infantil, a capacitação é voltada para o ensino apostilado. Nesta segunda, professores, coordenadores e diretores participaram de palestra e análise do material apostilado com profissionais da Editora Mérito. A empresa é responsável pela elaboração do material didático apostilado, implantado pela Prefeitura em 2010. Nesta terça-feira também haverão oficinas de artes visuais.
Já a capacitação do ensino fundamental é voltada para o empreendedorismo e será realizada até quinta-feira. O curso de “Formação do Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos” está sendo ministrado pelos profissionais do SEBRAE nas escolas Ivonete Amaral da Silva Rosa, Coronel Francisco Arnaldo da Silva, José Gaspar Ruas e Koei Arakaki.
O projeto-piloto do programa foi implantado na Emef Melvin Jones em 2010. Agora a Prefeitura se prepara para implantar as aulas de empreendedorismo nas demais escolas de ensino fundamental do município.
De quarta a sexta-feira será ministrado o curso de Formação Inicial e Continuada de Educação Especial a todos os professores, coordenadores e vice-diretores das escolas que recebem portadores de necessidades especiais.
O curso será ministrado pela palestrante Windyz Ferreira, que é doutora em Educação pela University of Manchester (Inglaterra), mestre em Pesquisa Educacional pela University of Manchester e em Educação pela UNICAMP, pesquisadora com interesses na área de inclusão de grupos vulneráveis em educação, educação inclusiva e formação docente para o uso de metodologias de ensino inclusivas e temas relacionados à deficiência. Windyz Ferreira também é Pedagoga e Fonoaudióloga.
“A Prefeitura tem priorizado a educação no município com uma série de ações, entre elas, está a capacitação dos profissionais. Esta semana todos os educadores estão passando por capacitações, que vão dar mais qualidade à educação municipal, além de valorizar cada profissional”, destacou o prefeito Luiz Vilar.
Volta às aulas
Os alunos da rede municipal de ensino de Fernandópolis voltam às aulas no próximo dia 14 de fevereiro. Cerca de 6 mil alunos do ensino infantil, fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), matriculados nas 24 escolas do município, vão receber as boas-vindas dos educadores.
Enquanto os alunos aproveitam os últimos dias do recesso escolar, a Secretaria da Educação faz o planejamento do novo ano letivo e promove cursos de capacitação aos profissionais da educação.