Sherlock, um cãozinho, tinha 15 anos de idade quando sumiu da casa de seus donos em Xanxerê, Santa Catarina.
O motivo foi um tornado que devastou a região em abril de 2015. A casinha de Sherlock foi parar em cima de uma árvore e a casa dos donos, Ariovaldo, 60 anos, e Noélia de Oliveira, 59, foi parcialmente destruída, fazendo com que eles fossem temporariamente para a casa da filha, Denise.
Sherlock, que foi solto por vizinhos na hora da tragédia, sumiria. A família tentou encontrá-lo de todas as maneiras, saindo pela vizinhança e espalhando cartazes em postes e nas redes sociais. Nada de Sherlock.
Até que… Quase dois anos depois, Noélia escuta latidos insistentes vindos do portão da frente. Era Sherlock “pedindo para entrar”, como conta a filha dos donos, Denise, ao G1. “A gente fica de boca aberta com a fidelidade do cachorro, pelo amor que ele tem por nós, de voltar para a casa depois de tanto tempo”, disse Denise.
E quer outra surpresa? Sherlock apareceu em casa apenas três dias depois do outro cãozinho da família, Thor, morrer aos 15 anos. Sherlock, agora com 17, foi ainda mais comemorado em seu retorno.