O mês de novembro faz um alerta para o câncer de próstata, uma doença silenciosa porque não apresenta sintomas em seu estágio inicial. Os sintomas começam surgir quando o câncer está avançado, podendo provocar dificuldade em urinar, presença de sangue na urina ou dor na região das costas. Com o propósito de conscientizar a população e incentivar que os homens procurem o serviço de saúde e desmitifique preconceitos, ou seja, que tenham coragem de dizer que “algo não está bem” e que possam procurar por ajuda, as unidades de saúde do município (ESF – estratégia de Saúde da Família) estão intensificando ações que despertam a atenção da população quanto aos cuidados da saúde masculina.
Os profisisonais das unidades estão realizando rodas de bate papo com os pacinetes, durante o horário de expediente, e orientando sobre a prevenção do câncer de próstata e outras doenças que acometem, principalmente, os homens.
“O dia a dia estressante, aliado ao consumo excessivo de álcool, tabaco e a má alimentação são fatores que potencializam o surgimento de doenças que podem ser curadas caso sejam descobertas ainda na fase inicial. Estamos lintensificando o repasse desse tipo de informação aos pacientes das unidades durante o mês de novembro em nossas ESFs”, contou a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza.
Para a secretária Nilva, é de fundamental importância quebrar paradigmas e desmitifcar preconceitos. “A atenção Primária de Saúde é a melhor opção para fazer esse acolhimento. Os homens precisam considerar o serviço de saúde como espaços masculinos, eles precisam cuidar, de fato, da sua saúde”.
Câncer de Próstata
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 65,8 mil homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata neste ano no Brasil. A doença ocupa a primeira posição no Brasil e atinge principalmente os homens a partir dos 45 anos. Por isso, a importância de realizar consulta de rotina em uma unidade de saúde.
É importante estar atento aos sinais do corpo e procurar o urologista sempre que apresentar algum problema como dificuldade ao urinar, dor nos rins ou durante as relações sexuais, dores ósseas, presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Nos casos em que há diagnóstico de câncer na família, independente se for de próstata ou não, é importante agendar uma consulta com o médico a partir dos 40 anos. A prevenção é a melhor forma de combater o câncer.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Nos casos confirmados da doença, a indicacão da melhor forma de tratamento vai depender de diversos aspectos, coma estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolucão da doença, intervindo se houver registro de progressão.
Medidas preventivas, segundo o INCA, incluem uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; redução de gordura, principalmente as de origem animal, que ajudam a diminuir o risco de câncer e de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, coma fazer no mínimo 30 minutes diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, além de diminuir o consumo de álcool e não fumar.