quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Câmpus I-Funec será Unidade de Atendimento Judiciário

Com a conclusão das obras de construção do prédio do terceiro câmpus da Funec (Fundação de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul), a Faculdade de Educação Física foi…

Com a conclusão das obras de construção do prédio do terceiro câmpus da Funec (Fundação de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul), a Faculdade de Educação Física foi transferida para lá. Com isso, salas que ficaram ociosas com a transferência da Faculdade do Câmpus I daquela instituição abrigam a sede da Unidade Avançada de Atendimento Judiciário.

A Unidade, que é uma extensão do Juizado Especial Cível, deverá ser inaugurada no próximo dia 25, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Celso Limonji.

O presidente da Funec, Ademir Gasques Sanches, informou à reportagem que “a extensão judiciária será instalada devido a um convênio firmado entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Funec, visando agilizar o atendimento, ampliar o acesso ao poder judiciário e promover a participação dos alunos dos cursos de Serviço Social e de Direito da instituição”.

“Acredito que os alunos do curso de Direito da Funec poderão desenvolver melhor seus conhecimentos, aplicar na prática o que aprenderam na área cível em sala de aula, assim como os acadêmicos de Serviço Social terão a chance de estagiar na área ligada diretamente à justiça, que está crescendo e precisando muito dos serviços desses profissionais”, afirmou o presidente da Funec.

De acordo com as informações do presidente da Funec, do prefeito Itamar Borges e do juiz da Primeira Vara, José Gilberto Alves Braga Júnior, que se reuniram na terça-feira passada para uma coletiva de imprensa visando esclarecer o funcionamento e a importância dessa nova conquista para cidade, Santa Fé é a primeira comarca do Estado de São Paulo a ter uma Unidade Avançada de Atendimento Judiciário.

Segundo o juiz Gilberto Júnior, “a unidade atenderá a todas as ações previstas na lei 9.099 do Juizado Especial Cível, que compreende as causas cíveis de menor complexidade, e também as ações de alimentos, desde a triagem até a fase de conciliação. Se não houver conciliação, as ações serão distribuídas e remetidas a uma das varas da justiça comum”.

“Além de agilizar a justiça, devemos ressaltar a importância da unidade para a Funec, especialmente, para os universitários do curso de Direito, pois serão os alunos do 4º e 5º ano os conciliadores, que terão a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na teoria”, afirmou o juiz.

Naquela ocasião, ainda, foi frisada outra conquista de Santa Fé do Sul, a instalação da 3ª Vara, prevista para o próximo ano, e que proporcionará ainda um melhor atendimento aos que necessitarem dos serviços da Justiça.

Por fim, o prefeito Itamar afirmou que “somos os pioneiros na conquista desse dinamismo, de uma justiça cada vez mais rápida e, através dessa parceria, muitos serão os benefícios à população da comarca de Santa Fé”.

Notícias relacionadas