A Campanha de Arrecadação de Recursos para o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente será lançada nesta quarta-feira (04/10), em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, extinguindo o antigo slogan “Doe sem Doer”. Estarão presentes autoridades como, o governador de São Paulo Cláudio Lembo, o prefeito Gilberto Casseb, dentre outras. Votuporanga estará representada pela Conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Any Lavezzo.
A partir deste ano, os órgãos em defesa dos direitos da criança e do adolescente adotaram o novo slogan com o objetivo de dar mais esclarecimentos à população e dinamizar a arrecadação.
De acordo com a conselheira Any, a campanha trata-se de uma renúncia fiscal, um benefício oferecido pelo Estado, que permite aos contribuintes destinarem parte do imposto de renda devido ao Fundo dos Direitos para Criança e o Adolescente que, por sua vez, repassa os valores a projetos de auxílio a crianças e adolescentes. A destinação pode ser de até 6% para pessoas físicas e até 1% para empresas.
“A estratégia da mudança do nome é necessária para esclarecer à população que as doações destinadas são parte do valor que é obrigatoriamente pago ao fisco. Não haverá aumento do valor a ser pago, mas sim um direcionamento do imposto que de qualquer forma teria que ser pago”, esclarece Any.
Ela explica ainda que a cada ano a “Pró-Conselho Brasil”, – instituição que auxilia os demais órgãos na defesa desse público – desenvolve em conjunto com seus parceiros uma ampla campanha de informação e mobilização de empresas e cidadãos para que contribuam com o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente. A atual campanha disponibilizará peças para TV, rádio, jornal impresso, revista, além de panfletos e folders que informam sobre o uso do incentivo fiscal para destinação de recursos ao Fundo.
Em Votuporanga, a campanha já está em fase de organização, feita pela presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Márcia Gianotti e a conselheira estadual. Segundo elas, haverá encontros com entidades representativas como Airvo e Associação Comercial, além de cidades da região para a divulgação do projeto.