A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis realiza neste sábado, dia 19, e no próximo, dia 26, ações especiais para o diagnóstico do HIV, o vírus da Aids.
Nos dois dias, serão oferecidos testes rápidos para a detecção do vírus na Praça Joaquim Antonio Pereira, no Centro da cidade, entre as 8h e às 12h. A campanha “Fique Sabendo” faz parte das comemorações do Dia Mundial de Combate à doença, celebrado no dia 1º de dezembro.
A Campanha tem por objetivo estimular a população a realizar o teste de Aids, principalmente quem tem vida sexual ativa, nunca realizou o teste de HIV na vida e pertence aos grupos mais atingidos pela doença (homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e usuários de drogas).
A enfermeira do Cadip (Centro de Atendimento às Doenças Infecto-parasitárias) Franciele Miraveti Tarlau afirma que a expectativa é realizar 400 testes nos dois dias de campanha. “O teste que será aplicado na praça é o de saliva, que apresenta o resultado em até cinco minutos”, explica. Os exames são gratuitos e sigilosos.
Fernandópolis oferece os testes rápidos em toda a sua rede de atenção básica. Por mês são realizados aproximadamente 150 exames apenas de HIV. Também estão disponíveis testes rápidos para a detecção de sífilis, hepatite B e hepatite C.
Doença
A Aids é uma doença sexualmente transmissível que afeta o sistema imunológico. O meio mais eficaz para evitar a sua disseminação é o uso do preservativo.
Apesar de não ter cura, a síndrome pode ser controlada por meio de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Atualmente 330 portadores do HIV em Fernandópolis contam com acompanhamento do Cadip.