A equipe do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) da Secretaria de Saúde de Votuporanga realiza a partir de 16 de novembro (terça-feira) a “Campanha Fique Sabendo”.
A mobilização se estenderá até o dia 1º de dezembro, data em que se comemora o “Dia Mundial da Luta contra a Aids”, em diversas unidades de saúde da cidade.
A campanha, que é parte de um plano de diagnóstico precoce idealizada pelos Programas Estadual e Nacional de DST/Aids, tem o objetivo de incentivar a população a realizar o teste anti-HIV e oferecer diagnóstico e tratamento precoce da infecção pelo HIV/Aids, o que refletirá em sua qualidade de vida e sobrevida.
De acordo com o Ministério da Saúde, a perspectiva é que até 2012 o Brasil obtenha um levantamento de quantos portadores da doença existem no país, tendo como um dos objetivos mapear a produção de vacinas em território brasileiro. Segundo o SAE, a meta este ano é superar 360 testes (sorológicos e rápidos). Em 2009, Votuporanga realizou 249 testes.
As Unidades que oferecerão o serviço neste período são: USF “Dr. Ruy Pedroso” – Jardim das Palmeiras I no dia 20 de novembro das 8 às 12 horas; USF “Dr. Martiniano Salgado” – bairro Pró-Povo no dia 27 de novembro das 8 às 12 horas; UBS “Dr. Walter Eleutério Rodrigues” – bairro São Cosme no dia 22 de novembro das 7 às 11 horas; UBS “Dr. Jonas Pires Corrêa” – bairro Pozzobom no dia 18 de novembro das 7 às 11 horas; USF “Daniele Cristine Lamana” – Parque das Nações (todos os dias das 7 às 17 horas); Consultório Municipal “Jerônimo Figueira da Costa Neto” – jardim Bom Clima ((todos os dias das 7 às 17 horas); UBS “Dr. Jamilo Elias Zeitune” – Vila Paes (todos os dias das 7 às 17 horas); UBS “Dr. Danilo Alberto V. Medeiros” – Vila América (todos os dias das 7 às 17 horas); UBS “Joaquim Belarmino Vieira” – Simonsen (todos os dias das 7 às 17 horas); USF “Joel Pereira dos Santos” – Parque Guarani (todos os dias das 7 às 17 horas); SAE – rua Tibagi, 2882.
É importante ressaltar que crianças acima de 12 anos podem fazer o teste, mesmo estando desacompanhados dos pais. Os interessados devem levar um documento com foto para o recebimento do laudo. Mais informações pelo telefone 3405-1584.
Dia Mundial de Luta contra a AIDS (1º de dezembro)
De acordo com o Ministério da Saúde, a data foi instituída pela ONU a fim de torná-la um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre sua gravidade e amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV.
No Brasil, a data foi estabelecida desde 1988, para alertar a população sobre as formas de transmissão da doença. Os dados do Boletim Epidemiológico AIDS/DST 2008 mostram que, de 1980 a junho de 2008, foram registrados 506.499 casos de AIDS no Brasil.
Durante esses anos, 205.409 mortes ocorreram em decorrência doença. A epidemia no País é considerada estável. A média de casos anual entre 2000 e 2006 é de 35.384. Em relação ao HIV, a estimativa é de que existam 630 mil pessoas infectadas.